SPED – eSocial – EFD Social da Folha de Pagamento – 2ª e 3ª turmas
No último mês foram montadas duas turmas devido à demanda. A primeira participou do curso no dia 1º e a outra no dia 29. As aulas foram apresentadas pelo instrutor Evarley dos Santos Pereira, que tem vasta experiência como consultor jurídico tributarista, auditor e perito judicial. O objetivo foi orientar os empresários e profissionais acerca do novo sistema de controle trabalhista e previdenciário do governo federal, o curso forneceu aos participantes um conhecimento atualizando sobre as exigências dos órgãos públicos com o intuito de evitar que procedimentos errados gerem passivos trabalhistas e fiscais às empresas.
Patrimônio de Afetação – 2ª turma
O advogado e sócio do escritório Magalhães, Silva & Viana Sociedade de Advogados, Fernando Magalhães, ministrou palestra no dia 19 explanando acerca da inclusão desse instrumento jurídico no contrato de incorporação. Por meio dessa cláusula, inserida de comum acordo entre as partes, fica determinado que os recursos obtidos com a venda de unidades na planta sejam usados estritamente na obra correspondente. Assim, os valores obtidos pela venda de um imóvel não podem ser utilizados na construção de outro edifício, uma segurança a mais para os consumidores e investidores. Na apresentação, o especialista discorreu ainda sobre as vantagens e obrigações do incorporador.
Viabilidade Econômica das Incorporações – 3ª turma
Realizado entre os dias 4 e 7, o curso teve como objetivo apresentar de forma objetiva, simples e prática ferramentas do processo de análise de viabilidade econômica de incorporações. O conteúdo foi direcionado para engenheiros, arquitetos, administradores, consultores de vendas e profissionais do mercado imobiliário. As aulas foram ministradas pelo especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, com extensão em Empreendedorismo pela Babson School of Executive Education, dos Estados Unidos, Edson Mendes Araújo.
Reabertura de Prazo de Adesão ao Refis – Lei Nº 12.685/13
Com a abertura de nova oportunidade para as empresas aderirem ao Refis, o Sinduscon-MG e o escritório Melo Campos Advogados Associados promoveram palestra para detalhar a Lei nº 12.865/13 no dia 20. O objetivo foi explicar aos participantes aspectos como o novo cronograma, forma e destinação, migração de modalidades de parcelamento especial, procedimentos e consolidação dos parcelamentos, entre outros. Participaram do evento profissionais das áreas financeira, administrativa, jurídica e contábil. O conteúdo foi ministrado pelo advogado Thiago Seixas Salgado e pelo especialista em direito tributário Lafayete Gabriel Vieira Neto.
Como Elaborar um Programa Interno de Cargos, Salários e Remuneração
Voltado para profissionais da área de gestão de pessoas, o curso foi liderado pelo administrador de empresas e consultor José da Paz Cury. O conteúdo programático foi estruturado com o intuito de explorar conceitos e técnicas de administração de salários e remuneração, a elaboração (ou reestruturação) de um Programa Interno de Cargos, Salários e Remuneração, análise da legislação pertinente, bem como ferramentas de simulação e avaliação. O curso foi realizado nos dias 12 e 13.
Entendendo a NBR 15.575 – Norma Desempenho – Edificações Habitacionais – 2ª turma
Atendendo a uma forte demanda do mercado, o Sinduscon-MG promoveu entre os dias 03 e 06 o curso Entendendo a NBR 15.575 – Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais. O objetivo foi detalhar os requisitos e critérios de desempenho estabelecidos pela norma para os novos projetos de edificações habitacionais. O conteúdo abordou todos os aspectos e implicações, reunindo profissionais de destaque na condução dos trabalhos. Os requisitos gerais foram apresentados pelo engenheiro e assessor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinhos. Os parâmetros para definição do desempenho acústico foram explicados por Grace Cristina Roel Gutierrez, Professora de Acústica do Ambiente Construído da Escola de Arquitetura UFMG. Os quesitos de desempenho Térmico e Lumínico tiveram seu conteúdo elucidado pela especialista Roberta Vieira Gonçalves de Souza, do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética no Ambiente Construído da Escola de Arquitetura da UFMG. Já o especialista em estruturas Ubirajara Alvim Camargos ministrou aulas cujo tema foi os sistemas estruturais, enquanto a arquiteta e consultora técnica Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves abordou o escopo de contratação de projeto de edificação habitacional, e requisitos envolvendo vida útil e garantias.