Sinduscon – MG

Notícias

Home / Confira os cursos e palestras promovidos pelo Sinduscon-MG em outubro

Confira os cursos e palestras promovidos pelo Sinduscon-MG em outubro

IFRS (International Financial Reporting Standards) – Normas Internacionais De Contabilidade

Edmilson Patrocínio de Sousa detalha o IFRS aos participantes. Foto: Juliana LoiolaCom o mercado cada vez mais estruturado, as empresas estão buscando um novo padrão de governança, com a adoção de modelos de gestão, operação e controles mais eficientes e alinhados com diretrizes internacionais. Observando essa demanda, o Sinduscon-MG promoveu nos dias 30 e 31 o curso voltado para detalhar normas internacionais que abordou, entre outros aspectos, apresentações contábeis (IAS 1), relatório por segmento (IFRS 8) e combinações de negócios (IFRS 3). Por meio do curso, os participantes puderam entender algumas práticas e desenvolver seus conhecimentos nas áreas de contabilidade, finanças, ciências atuariais, auditoria, gerenciamento de riscos, gestão de negócios, governança corporativa, tecnologia da informação, compliance e controles internos. O conteúdo foi ministrado pelo mestre em contabilidade, professor e especialista em auditoria Edmilson Patrocínio de Sousa, da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).  

Orçamento de Obras – 3ª Turma

Entre os dias 7 e 11, o instrutor o engenheiro civil especializado em orçamento e execução de obras Kenedy Souza ministrou a terceira edição do curso que tem como objetivo oferecer aos profissionais da área um método conceitual e exemplos práticos sobre orçamentos de projetos e serviços de engenharia em geral. Entre os temas abordados, destaque para análise dos projetos, composições de preços unitários, utilização de software de gestão de orçamentos, fechamento do B.D.I., entre outros. 

Analista de Folha de Pagamento (Teórico e Prático)

Rodrigo Dolabela aborda questões técnicas em relação à folha de pagamento. Foto: Bruno CarvalhoEste curso foi estruturado para orientar os profissionais acerca dos procedimentos quanto às exigências em relação à folha de pagamento. Ministrado pelo advogado e sócio da MCR-Assessoria, Consultoria e Treinamento Empresarial, Rodrigo Dolabela, teve como temas de destaque a parametrização da folha, as verbas transitórias e o recolhimento dos encargos sociais da Folha de Pagamento. O objetivo foi reduzir os custos da administração de pessoal. O curso ocorreu nos dias 15 e 16 do último mês. 

Novas Normas da Desoneração da Folha De Pagamento na Construção Civil (Atualizada pela Lei Nº 12.844, de 19/07/2013) – 3ª Turma

As medidas de desoneração no setor da Construção provocaram importantes modificações nos procedimentos tributários, causando muitas dúvidas nos profissionais da área. Por isso, o Sinduscon-MG e a MCR Assessoria, Consultoria e Treinamento Empresarial promoveram a palestra Desoneração da Folha de Pagamento na Construção Civil. A apresentação foi realizada no dia 18 pelo advogado Rodrigo Dolabela. Como parte do conteúdo abordado estiveram temas como as novas alíquotas sobre a receita bruta e os códigos de recolhimento na e na GPS. 

Gestão para Empreiteiros e Subempreiteiros da Construção Civil – 2ª Turma

Ieda Vasconcelos explica a conjuntura econômica do País. Foto: Bruno CarvalhoDevido à demanda, o Sinduscon-MG promoveu a segunda edição deste curso que teve o intuito de orientar profissionais e empresários para o aperfeiçoamento dos métodos de gerenciamento. Realizado entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro, a capacitação forneceu aos participantes conhecimentos práticos e teóricos relacionados a todas as rotinas de administração. Participaram como instrutores do curso o consultor de empresas e professor de finanças, Haroldo Santos Araújo, o advogado e sócio da MCR-Assessoria, Consultoria e Treinamento Empresarial, Rodrigo Dolabela, o professor universitário e gerente corporativo de Recursos Humanos da Construtora Caparaó, Silvano Aragão, e a assessora econômica do Sinduscon-MG, Ieda Vasconcelos. 

Patrimônio de Afetação

Fernando Magalhães a clásula de patrimônio de afetação no contrato de incorporação. Foto: Bruno CarvalhoDurante palestra realizada no dia 22, o advogado e sócio da Magalhães, Silva & Viana Sociedade de Advogados, Fernando Magalhães, abordou a inclusão desse instrumento jurídico no contrato de incorporação. Por meio dessa cláusula, inserida de comum acordo entre as partes, fica determinado que os recursos obtidos com a venda de unidades na planta sejam usados estritamente na obra correspondente. Assim, os valores obtidos pela venda de um imóvel não podem ser utilizados na construção de outro edifício, uma segurança a mais para os consumidores e investidores. Na apresentação, o especialista discorreu ainda sobre as vantagens e obrigações do incorporador. 

Fator Previdenciário de Prevenção (FAP) – Procedimentos Práticos para Redução do Riscos do Ambiente de Trabalho (RAT)

Para disseminar o entendimento quanto às alterações da legislação previdenciária sobre o FAP e seus impactos nas empresas, foi estruturado o curso que ocorreu no dia 31. Em análise estiveram temas como enquadramento na alíquota RAT, procedimentos práticos para a redução do FAP, estudo do nexo técnico previdenciário (NTP) e fator acidentário de prevenção (FAP). O conteúdo foi apresentado pelo advogado e sócio da MCR-Assessoria, Consultoria e Treinamento Empresarial, Rodrigo Dolabela e servirá como auxílio aos profissionais e empresas para a implantação de novos procedimentos administrativos e jurídicos que reduzam os eventos acidentários.

Atividades Imobiliárias – Contabilidade e Tributação – 4ª Turma

Evarley dos Santos Pereira fala sobre a incidência de tributos no setor. Foto: Bruno CarvalhoRealizado no dia 25, o curso chegou à quarta turma neste ano em consequência da demanda pelos profissionais. Ele detalhou aos participantes a correta apuração do IRPJ, CSLL, do PIS e da Cofins nas operações imobiliárias, bem como a contabilização e tratamento tributário dos juros e atualização monetária nos contratos de vendas a prazo, dentre outros. À frente desta capacitação esteve o instrutor Evarley dos Santos Pereira, que tem vasta experiência como consultor jurídico tributarista, auditor e perito judicial.