Sinduscon – MG

Notícias

Home / Construa Minas 2023 aborda a importância do cooperativismo na Construção Civil em evento da Coopercon-MG

Construa Minas 2023 aborda a importância do cooperativismo na Construção Civil em evento da Coopercon-MG

Cristiane Miranda/Interface Comunicação

O movimento cooperativista no Brasil vem registrando aumento significativo. De acordo com o levantamento do AnuárioCoop 2022 – Dados do Cooperativismo Brasileiro, o total de pessoas associadas às sociedades cooperativas chegou a 18,8 milhões. E para falar sobre a importância do cooperativismo na cadeia produtiva da construção civil e os seus benefícios, o presidente da Coopercon-Brasil, Marcos Pereira Lago, foi o convidado do “1o Seminário Coopercon-MG de Inovação e Produtividade”, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (23), durante a segunda edição do Construa Minas, no Auditório Crea-MG, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.

Em sua palestra “O cooperativismo como modelo de negócio”, Marcos Lago abordou algumas características do relacionamento entre o construtor e o fornecedor, destacando as principais divergências nas negociações.

“Entre o construtor e o fornecedor há um conflito de interesses, faltam informações. Diante disso, existem inúmeros benefícios das construtoras estarem em uma cooperativa. A cooperativa tira o foco do fornecedor. Ela funciona como elemento neutro, tornando as negociações menos árduas”, disse Marcos Lago, ressaltando ainda que no cooperativismo todos são donos e participam das decisões.

Para Lago, o cooperativismo é um sistema de compra conjunto que gera um círculo virtuoso. “Nele, as empresas conseguem um fluxo de demanda contínuo, uma maior quantidade de fornecedores, além de um ganho de tempo e aumento da produtividade. Podemos dizer que a cooperativa funciona como um clube, onde agrega as pessoas; é também uma empresa onde todos são donos e, claro, funciona como um condomínio onde todos têm direitos”.

Também presente ao evento, o diretor da Coopercon-MG Minas, Eduardo Ribeiro, ressaltou a importância do trabalho da entidade no Estado e disse que a Coopercon-MG atualmente possui 77 associados e conta com mais de 60 fornecedores, o que viabiliza a saúde financeira dos negócios dos cooperados.

Mais força no negócio

Marcos Lago pontuou também os principais benefícios de uma cooperativa e as vantagens em fazer parte. Para ele, uma das principais vantagens é a autossuficiência econômica e a redução dos riscos financeiros; além do controle democrático onde os próprios donos fiscalizam. “A cooperativa promove o acesso a grandes mercados e canais de distribuição, além de uma economia significativa nos custos”.

Na segunda palestra da tarde, o engenheiro civil Ricardo Torres, da área comercial da TK Elevator, falou sobre as “Condições ideais para instalação de elevador e responsabilidade pós-entrega”. A TK Elevator é associada da Cooperco-MG. O engenheiro abordou as questões normativas que devem ser seguidas, após abril de 2024, para a instalação de elevadores, de acordo com a Norma NBR número 16858-1 da ABNT. Com essas novas regras, a proposta é oferecer mais segurança para os usuários. A multinacional alemã TK Elevator está presente em mais de 100 países e conta, atualmente, com 24 mil técnicos espalhados pelo mundo.

Em seguida, foi a vez dos participantes assistirem a uma apresentação sobre o sistema sinfônico para captação de água da chuva da empresa Amanco. O engenheiro Rodrigo Feltre mostrou as vantagens do sistema Quickstream em relação aos sistemas convencionais. Esse sistema sinfônico facilita o transporte e o descarte de água.

Na última apresentação da tarde, o engenheiro Phelipe Curti, da Precon, abordou o tema “Industrialização do canteiro de obras, utilização do composto polimérico não cimentício”, uma inovação na Construção Civil. Um produto especialmente desenvolvido para o assentamento de blocos. Presente em mais de 10 mil pontos de venda e em obras espalhadas por todo o Brasil, a Precon possui uma base industrial consolidada e focada em construção e negócios sustentáveis.

O Construa Minas 2023 tem patrocínio da TopMix Concreto (Diamante), Confea (Prata), Copasa (Prata), Sicoob Imob.Vc (Prata), Plan Radar (Prata), Mais Controle (Cota StartUp) e apoio institucional da ABRH-MG, CMI/Secovi MG, CREA-MG, Sinaenco-MG, Sindicer-MG, Ibmec, UFMG/DEMC e Tia Lia Lanches.