A indústria da construção civil passou por grandes transformações nas últimas décadas no Brasil, que exigiram novos desafios. Para discutir a sua competitividade e produtividade, o SindusCon-SP realizará nos dias 14 e 15 de abril a 2ª edição do ConstruBR, paralelamente a Feicon Batimat.
O ConstruBR visa a inteligência, tecnologia e gestão para o desenvolvimento de negócios da construção. Tem como objetivo identificar as necessidades do setor para garantir o crescimento e promover discussões a fim de criar novas políticas para superar os desafios do cenário econômico atual.
O presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, destaca a importância da realização do evento na atual conjuntura. “Durante dois dias vamos promover um amplo debate sobre temas como produtividade, construção industrializada, sustentabilidade, habitação, infraestrutura, parcerias público-privadas, novos negócios e combate à corrupção. A intenção é abrir novos horizontes e preparar as empresas para enfrentarem a nova realidade econômica dos próximos anos”, afirma.
“Diante da conjuntura atual do Brasil, a saída para essa turbulência é a construção de ações conjuntas que visem ao aumento da produtividade e da competitividade na indústria, justamente o tema do evento neste ano. Sabemos da capacidade dos empresários e gestores brasileiros de transformar crises em oportunidades e o ConstruBR se posiciona como um fórum ideal para que as novas soluções nas áreas de gestão, inovação, sustentabilidade e eficiência sejam disseminadas no setor”, avalia o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Andre de Sousa Lima Campos.
O evento contará com a participação de empresas e palestrantes nacionais e internacionais comprometidos com o crescimento do setor. Já estão confirmados: o presidente da Comissão de Habitação, da Câmara Chilena da Construção, Rogelio Gonzalez; o Doutor em produtividade na construção da Poli-USP e Pennsylvania State University, Ubiraci Espinelli; o diretor do Departamento de Competitividade da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, entre outros.
Na abertura do evento será apresentado o estudo “O desafio de elevar a produtividade da construção no Brasil”, que mostra os números da produtividade da construção para o período de 2003 a 2013 do Brasil e um conjunto de 17 países.
O ConstruBR 2016 terá ainda uma mesa redonda sobre áreas contaminadas e o uso racional de água e energia, além de um painel dedicado à industrialização da construção e o impacto na produtividade no canteiro.
Oportunidades de investimentos
No segundo dia do evento (15 de abril) será apresentado o estudo “A atratividade das sub-regiões do estado de São Paulo”, realizado pela Deloitte em parceria com o SindusCon-SP, que avalia as oportunidades de investimentos em 10 cidades paulistas.
Haverá ainda painel sobre habitação e infraestrutura, com a presença do secretário-executivo da PPP da Habitação, João Octaviano Neto, além da apresentação do estudo “Desafios do mercado de habitação popular e HIS”, seguido de cases de sucesso de Chile, Colômbia e México. A programação será encerrada com um importante debate sobre anticorrupção e insegurança jurídica.
Para mais informações e inscrições, clique aqui.