Sinduscon – MG

Notícias

Home / “Construindo Com Elas” celebra o papel da mulher na indústria da Construção Civil

“Construindo Com Elas” celebra o papel da mulher na indústria da Construção Civil

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) promoveu, neste mês, a primeira edição do “Construindo Com Elas”, iniciativa criada para celebrar a importância do trabalho da mulher na Construção Civil e que passa a integrar o calendário anual de ações da entidade. O evento reuniu, no dia 6 de março, mais de 150 mulheres da indústria da Construção para celebrar suas conquistas, discutir desafios e fortalecer laços.

A diretora do Biocor, Erika Vrandecic, esposa do presidente do Sinduscon-MG, Renato Michel, foi convidada para fazer a abertura do evento. Em seu discurso, ela enfatizou a coragem, determinação e resiliência das mulheres que enfrentam diariamente desafios no canteiro de obras, contribuindo significativamente para transformar o ambiente de trabalho e desmistificar estereótipos de gênero. “É preciso engrandecer o trabalho daquelas que estão no canteiro de obras, que não medem esforços para executar as atividades que até pouco tempo eram restritas ao universo masculino. Quanto orgulho temos dessas mulheres desbravadoras que diariamente abrem novas portas”, declarou.

O “Construindo Com Elas” nasceu do reconhecimento do Sinduscon-MG sobre a importância da presença feminina em um setor onde apenas 10% da força de trabalho é composta por mulheres. “Eventos como esse são fundamentais para promover   o reconhecimento do profissionalismo e dedicação das mulheres ao trabalho que desenvolvem na indústria da Construção”, destacou a assessora econômica do Sinduscon-MG, Ieda Vasconcelos, que presidiu a cerimônia.

O evento contou com uma palestra inspiradora da renomada jornalista e escritora Leila Ferreira, conhecida por sua abordagem leve e divertida sobre questões do cotidiano. Ela compartilhou insights valiosos sobre como encontrar leveza e felicidade mesmo diante dos desafios do dia a dia, destacando a importância dos relacionamentos pessoais e a necessidade de se livrar do peso da autocrítica. “Nós, mulheres, nos cobramos implacavelmente. Nosso cotidiano é um canteiro de obras e a gente não tem nem tempo para colocar o capacete”, brincou.

Na sequência, Leila, Erika Vrandecic e Alessandra Lott, primeira vice-presidente mulher do Sinduscon-MG, participaram de um bate-papo com a plateia. Foi um momento que proporcionou uma oportunidade para as participantes compartilharem suas experiências e ideias, enfatizando a importância e a solidariedade entre mulheres. Como parte da celebração, foram realizados sorteios de brindes para as participantes, como ingressos para a semifinal do Campeonato Mineiro na Arena MRV, livros da palestrante, vouchers para procedimentos estéticos, mochilas e kits de beleza. Os brindes foram cedidos por patrocinadores, apoiadores e parceiros do Sinduscon-MG.

A primeira edição do “Construindo com Elas” teve patrocínio Ouro da ArcelorMittal, patrocínio Prata da Amanco Wavin/Tuma Comercial e Sengel Construções, patrocínio Bronze da Ademicon, apoio da Bralar Construtora, LZ Marketing e Negócios, Seconci-MG e Segenco. E parceria institucional da Krona, PASI e TKE.

Confira as fotos do evento clicando AQUI!