Em função da pandemia do coronavírus (Covid-19) e da inviabilidade da ação social para a maioria das entidades associadas, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) não realizará a edição 2020 do Dia Nacional da Construção Social (DNCS).
“Estamos trabalhando no planejamento de outras ações que se adequam mais ao momento atual. Esperamos poder voltar a realizar o DNCS em anos vindouros com a segurança e esplendor que o evento merece”, destaca a vice-presidente da área de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes.
A ação, realizada pela CBIC desde 2007, por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), com a correalização do Serviço nacional da Indústria (Sesi Nacional), está consolidada para o setor como símbolo de responsabilidade social.
“O DNCS foi sempre um momento de comemoração da parceria entre empresários, trabalhadores e fornecedores, numa lição de plena cidadania”, menciona Ana Cláudia.
Em 2019, o DNCS chegou à sua 13ª edição com o total de 4.256.956 atendimentos e 882.338 pessoas espalhadas por todo o território brasileiro. Os números refletem não apenas a relevância do projeto para os trabalhadores do setor e suas famílias, mas também a sua capilaridade. Trinta localidades participaram da última edição.
DNCS 2019 em Minas Gerais
A 13ª edição do Dia Nacional da Construção Social reuniu quase 700 pessoas no Clube do Trabalhador do Sesi, em Betim. Em Belo Horizonte, ele foi organizado pelo Sinduscon-MG e seu braço social, o Seconci-MG, e é um exemplo da preocupação do setor de construção civil com seus trabalhadores. Durante o evento, foram realizados 2.465 atendimentos, que contaram com a colaboração de 155 voluntários.