Sinduscon – MG

Notícias

Home / DEMC/UFMG debate tecnologias de gestão e produção do ambiente construído no Construa Minas

DEMC/UFMG debate tecnologias de gestão e produção do ambiente construído no Construa Minas

João Victor Oliveira/Interface Comunicação

No primeiro dia do Construa Minas 2023, a programação da tarde contou com o seminário ”Tecnologias de Gestão e Produção do Ambiente Construído”. A atividade, que foi realizada pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG (DEMC), integra o Construa Minas 2023. O evento do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e realizado com apoio do Sebrae Nacional, promove debates com especialistas da indústria da construção sobre temas estratégicos do setor e do mercado imobiliário em nível nacional e estadual.

Para abrir o encontro, o professor Luis Antônio Melgaço Nunes Branco, PhD em engenharia civil e consultor da Sociedade dos Auditores de Sistemas (SAS), destrinchou os ensaios não destrutivos, que são aqueles que, após a realização, não deixam nenhuma marca ou sinal na peça e não a inutilizam. Além de apresentar os principais campos de aplicação, as estratégias para avaliação de estruturas e outros ensaios, ele ainda reforçou a importância do casamento entre o material, a tecnologia e o profissional que vai realizar o procedimento, sinalizando como é essencial a responsabilidade do profissional. 

Na sequência, o professor Agnus Rogério Rosa, mestre em construção civil e sócio-diretor da Setaviso Engenharia, palestrou sobre os requisitos para o desempenho de sistemas de pintura e revestimentos externo. Ele detalhou pontos como: o que será pintado/revestido; o meio-ambiente inserido; os métodos de aplicação; e medidas de controle. Além de detalhar como funciona a preparação da superfície de reboco, sinalizando as etapas e os requisitos, e quais fatores implicam nas perdas de tintas, como métodos e condições de aplicação. 

Para encerrar com chave de ouro o seminário, a professora Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes Barbosa, mestre em construção civil, sócia e diretora executiva da PGB Arquitetura, Engenharia e Negócios, abordou o tema gerenciamento de obras, destacando a metodologia do Lean, que refere-se a um método que tem como objetivo integrar as áreas diferentes da obra para terminá-la mais rápidamente e com menos desperdício de materiais. Ela ainda destrinchou tendências e práticas emergentes, como o uso de ferramentas automatizadas, o gerenciamento do conhecimento do projeto, as metodologias híbridas e a expansão das responsabilidades do gerente do projeto. 

O Construa Minas 2023 tem patrocínio da TopMix Concreto (Diamante), Confea (Prata), Copasa (Prata), Sicoob Imob.Vc (Prata), Plan Radar (Prata), Mais Controle (Cota StartUp) e apoio institucional da ABRH-MG, CMI/Secovi MG, CREA-MG, Sinaenco-MG, Sindicer-MG, Ibmec, UFMG/DEMC e Tia Lia Lanches.