O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), por meio do seu Grupo de Intercâmbio da Construção Civil em Recursos Humanos (GICC-RH), realizou no último dia 21 a sétima edição do Fórum Gestão de Pessoas. O evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre empresários e profissionais de empresas do setor da Construção.
Como boas-vindas ao evento, a apresentação performática do grupo Grafite Teatro Empresarial convocou a plateia para participar do espetáculo “O Presente”. Utilizando a linguagem teatral, a peça abordou conceitos de gestão e exemplificou como alguns desafios na vida empresarial e pessoal podem se tornar oportunidade para novos aprendizados e projetos.
Na cerimônia de abertura, o presidente do Sinduscon-MG, Luiz Fernando Pires, destacou que oFórum é um importante instrumento para ampliação e disseminação das boas práticas adotadas nas empresas. Em seguida, o coordenador do GICC-RH, Silvano Aragão, fez questão de convocar todos os membros do grupo ao palco e ressaltar os anos de parceria e empenho dos participantes.
A primeira apresentação técnica foi ministrada pela presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção Minas Gerais (ABRH-MG) e diretora de Pessoas da Anima Educação, Cristiane de Ávila Fernandes. Em seguida, o gerente de Recursos Humanos da Ápia Edificações e Empreendimentos, Alexandre Guedes, a diretora administrativa da Prime Incorporações e Construções, Fásia Germana Bezerra Braga, e o CEO da Precon Engenharia, Marcelo Miranda, fizeram apresentações de cases de suas organizações e participaram de um debate com a participação do público.
Fechando os trabalhos do Fórum Gestão de Pessoas, a gerente de Relações Trabalhistas da Fiat Automóveis, Érika Morreale, detalhou o case “Inovação em RH – Gestão de contencioso e passivo trabalhista na relação de trabalho contemporâneo”.
Solidariedade para construir o futuro
Uma das ações promovidas durante o 7º Fórum Gestão de Pessoas do Sinduscon-MG foi a campanha para arrecadação de material escolar. Ao todo, a organização do evento conseguiu angariar 173 cadernos, 62 caixas de lápis de cor, 92 borrachas, 193 lápis de escrever, 24 estojos de giz de cera, entre outros materiais. Os donativos serão destinados ao Projeto Verena, que atende cerca de 230 crianças e adolescentes de 06 a 16 anos em situação de risco social, e à Creche Centro Materno Infantil Ana Maria de Castro Veado, que atende crianças até 6 anos do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.
O 7º Fórum teve o apoio da Ação Gerencial, ABRH-MG e SMARTalk – Apresentações de Impacto – e o patrocínio do Plano de Amparo Social Imediato (Pasi) e Solutions Gestão de Seguros.