Sinduscon – MG

Notícias

Home / Dia Nacional da Construção Social em Belo Horizonte registra aumento de 23% nas inscrições

Dia Nacional da Construção Social em Belo Horizonte registra aumento de 23% nas inscrições

No próximo sábado, 17 de agosto, os colaboradores da construção civil em Minas Gerais e seus familiares terão um dia de lazer, cultura, orientações sobre capacitação profissional e promoção à saúde para celebrar. Na data, será comemorado o Dia Nacional da Construção Social 2019 (DNCS) no Clube do Trabalhador do Sesi, em Betim,  que neste ano registrou 1.102 inscrições – 23% a mais do que em 2018.

O evento é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio de sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), e correalizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Nacional. Em Belo Horizonte, ele é organizado pelo Sinduscon-MG e seu braço social, o Seconci-MG.

“O DNCS reforça a importância da responsabilidade social empresarial no âmbito da construção civil. As empresas associadas ao Sinduscon-MG reconhecem que os trabalhadores – aliados à produtividade, eficiência e qualidade dos produtos e serviços que elas oferecem a Minas Gerais e ao país – são um dos seus principais ativos. Proporcionar a esses profissionais e seus familiares este dia de lazer, cultura e promoção à saúde é também valorizá-los nesse sentido”, destacou Geraldo Jardim Linhares Júnior, presidente do Sinduscon-MG.

Uma das novidades na programação para 2019 é a ampliação das atividades de promoção à saúde. Os participantes poderão fazer testes rápidos de HIV, Hepatite B e Glicemia Capilar. A execução, leitura e interpretação dos resultados serão feitos em, no máximo, 30 minutos. Outros destaques são a vacinação contra febre amarela, HPV e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a Oficina de Pequenos Curativos, onde será possível aprender regras básicas de como fazê-los e trocá-los.

“Cada edição vem sendo uma oportunidade de divulgar para o trabalhador da construção civil o investimento social do setor em seu capital humano. O evento dá visibilidade às ações sociais, de promoção à saúde e segurança no trabalho disponibilizadas para este trabalhador e seus familiares”, afirmou Danuza Prates Octaviani Bernis Mohallen, presidente do Seconci-MG.

Segurança no Trabalho e educação

As novidades não param por aí. Os participantes terão oportunidade de visitar o espaço “O Mundo está mudando, e você?” – tema desta 13ª edição do Dia Nacional da Construção Social – e conhecer o Segcon, programa de gestão da segurança no trabalho desenvolvido pelo Seconci-MG que auxilia  as empresas a deixarem os canteiros de obras mais seguros.

Ciente da importância de promover a educação para todos, o DNCS também disponibilizará neste espaço informações sobre a EJA/EaD, nova modalidade de ensino ofertada pelo Sesiminas, que ajuda pessoas que não puderam se formar no Ensino Básico a ter outra oportunidade.

Além disso, por meio da “Parede Interativa”, serão apresentados alguns dos cursos de iniciação e aperfeiçoamento profissional oferecidos pelo Senai Paulo de Tarso. A ferramenta permite conferir, na prática, conceitos de alvenaria, drywall, técnicas de pintura, aplicação de cimento queimado e várias outras inovações e tecnologias do setor de construção civil.

Uma das ações de maior sucesso das edições anteriores do DNCS, o “Cantinho da Leitura”, estará de volta no dia 17. Mais de 500 livros de literatura adulta e infanto-juvenil, arrecadados por meio de uma campanha solidária realizada pelos organizadores, serão disponibilizados aos participantes para troca e distribuição.

Parceria inédita

Quem está marcando presença pela primeira vez no Dia Nacional da Construção Social é o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), parceiro do Seconci-MG e do Sinduscon-MG no projeto “Construindo Igualdades” (que atua no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher). No DNCS, o tema será abordado por meio do esquete cênico “Quando agir?”, produzido pelo grupo de teatro empresarial Todo Cultura (contratado pelo TJMG).

O evento conta ainda com o apoio e a parceria do Laboratório São Paulo, Laboratório Laborclínica, Óticas Diniz, Cemig,Prefeitura Municipal de Betim, Sepadi Betim, Faculdade Unincor, Glaxo SmithKline (GSK) e Oral-B.

A programação da festa dos trabalhadores da construção civil será das 9h às 14h, mas os participantes terão as instalações do clube à sua disposição por todo o dia. A seguir, confira as atrações confirmadas para a edição do DNCS 2019 em BH:

Lazer e cidadania

  • Stand da Ótica Diniz – reparo gratuito de óculos e venda de óculos de sol a preços diferenciados
  • Distribuição e troca de livros
  • Área para crianças desenharem e colorirem
  • Pintura facial infantil
  • Contação de histórias no “Cantinho da Leitura”
  • Corte e escovação de cabelo, barba
  • Esmaltação
  • Oficina de artesanato – confecção de colares com material reciclável
  • Rua de Lazer para a criançada
  • Apresentação do software de gestão de segurança “Segcon”, da EJA/EaD , dos cursos de Ensino Regular do Sesi e dos cursos do Senai-MG.
  • Quadras do Clube disponíveis aos participantes do evento para prática de esportes
  • Torneio de truco

Saúde 

  • Trailer Odontológico com limpeza de dentes e orientação – com distribuição de senhas
  • Distribuição de preservativos e orientação sobre DSTs (Sala do Sepadi)
  • Testagem rápida para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis – Para realizar o teste, é necessário apresentar um documento de identidade com foto
  • Aferição de pressão arterial
  • Teste de Glicemia capilar
  • Exame de palpação de mamas (e orientações sobre prevenção ao câncer de mama)
  • Teste de acuidade visual e orientações
  • Vacinação (Febre Amarela, HPV, Tríplice Viral – sarampo, caxumba e rubéola).

E mais:

  • Show musical com Nando Mendes e Banda
  • Premiação dos vencedores do Torneio de Truco
  • Apresentação do esquete teatral “Que Egípcio é esse?”, com o Sesi em Cena