Mais de 700 pessoas participaram do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) 2017 na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo SESI Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil, o evento tem realização regional do Seconci-MG, Sinduscon-MG e Sicepot-MG, e correalização do Sesi Fiemg.
O evento contou com atividades nas áreas de lazer, cultura, cidadania, esporte e saúde. A iniciativa demonstra a preocupação do setor da construção com o exercício de sua responsabilidade social. Foram realizados 6063 atendimentos ao longo do evento, que contou com uma equipe de 120 voluntários.
“Como empresário nesse país que vive um momento tão difícil, esse dia é especial, pois é uma forma que a construção encontrou se aproximar de seu trabalhador, seu grande aliado na tarefa de estimular o crescimento do país”, afirmou o presidente do Seconci-MG e vice-presidente do Sinduscon-MG, Eduardo Henrique Moreira.
Na área da piscina, houve aula de Aqua Zumba e apresentação de Taekwondo. Quem gostou da demonstração pode aprender um pouco dessa arte marcial em uma oficina. Os cuidados com o visual também fizeram parte da programação: os participantes podiam cortar o cabelo, fazer a barba, pintar as unhas e cuidar das sobrancelhas. E para relaxar, tinham à disposição uma massagem rápida após o horário do almoço. A criançada se esbaldou na Rua de Lazer, com brinquedos como cama elástica, touro mecânico, castelinho inflável, tobogã e Play Gol.
No espaço reservado para o Circuito Saúde, houve limpeza dos dentes, aferição de pressão, exame de prevenção de câncer de mama e distribuição de preservativos. Próximo ao Circuito, os participantes puderam aprender pintura de pano de prato e confeccionar pesos de porta. Os parceiros também marcaram presença. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) montou um stand para orientação e distribuição de revistas de passatempos voltadas para a segurança em energia elétrica e lâmpadas fluorescentes compactas. A Óticas Diniz ofereceu manutenção de óculos e sorteio de alguns modelos.
No espaço de livros, crianças, adolescentes e adultos puderam escolher gratuitamente obras sobre vários temas. Ao todo, foram doados 376 livros. A jovem Isabel Reis, de 21 anos, escolheu 20 livros para levar pra casa. Todos os anos ela participa da iniciativa e doa as publicações que já leu e leva novos exemplares. “Eu adoro o evento! É muito divertido e traz muita informação! É bom para que vem pela primeira vez e também para quem vem sempre, já que aprendemos coisas novas!”, comenta.
A jovem aprendiz da Construtora Sant’Anna, Marianna Borges, também participou do evento e gostou do que viu. Ela visitou o setor de saúde e recebeu informações sobre o tabagismo e o impacto do vício para a saúde. “Foi a primeira vez que vi uma réplica de pulmão com metástase e fiquei assustada em saber como o cigarro pode nos prejudicar!”, disse.
Os torneios de futebol society e de futsal sempre animam os trabalhadores, e neste ano, não foi diferente. Onze equipes participaram do campeonato e a Salum Construções Ltda foi a vencedora das duas modalidades. No campeonato de truco, 20 duplas participaram do torneio. A dupla vencedora são trabalhadores da RKM Engenharia e Plena Engenharia.
Após o almoço, todos tiveram a chance de levar para casa os prêmios sorteados pela organização. Dentre os prêmios, itens como eletrodomésticos, tais como ferro elétrico e ventilador, utilidades domésticas como panela de pressão, aparelho de jantar e jogo de xícaras. Além de kits de esportes e camisas oficiais de times de futebol. Também foi sorteado um voucher de diária para o hotel do Clube Sesi Betim, faturado pela mãe de Isabel Reis, Girlene Alves, da Trena Terraplenagem e Construções.
Em Minas Gerais, o #DNCS2017 tem o patrocínio da Paulo Lasmar Advogados Associados e apoio da Ótica Diniz, Cemig e Sepadi Betim.
Confira abaixo todas as fotos do evento: