O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (ICEICON-MG) marcou 30,5 pontos em dezembro. Com isso o indicador encerrou o ano de 2015 mostrando intensidade na falta de confiança dos empresários. Apesar do forte descontentamento é importante ressaltar que esse foi o segundo mês consecutivo em que o indicador mostrou aumento. Quando comparado ao mês anterior (30 pontos) houve incremento de 0,5 ponto no índice, enquanto em relação ao mesmo mês do ano anterior (36,8 pontos) o ICEICON do estado reduziu 6,3 pontos. O indicador nacional atingiu 35,0 pontos, mostrando que o pessimismo dos empresários do setor é generalizado. A permanecer o cenário atual com a economia em recessão e instabilidade política, a confiança do empresário construtor permanecerá em patamares reduzidos.
Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais
A atividade da Construção em Minas Gerais mostra queda intensa desde o início do ano. A forte redução na produção do setor em 2015 teve como consequência o recuo expressivo do nível de emprego. As expectativas para os próximos seis meses confirmam que ainda haverá retração na produção do setor em 2016. As empresas tendem a reduzir ainda mais os novos empreendimentos, assim como a compra de matéria-prima e o emprego. Com a queda na produção do setor a intenção dos empresários em investir em melhorias no processo produtivo no primeiro semestre do ano é baixa.
O Índice de Confiança do Empresário da Construção de Minas Gerais e a Sondagem da Indústria da Construção em Minas Gerais são elaborados pela Gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).
Associados ao Sinduscon-MG podem acessar a íntegra do documento, após fazer o login, no site, na seção Assuntos Econômicos, na subseção Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais.