Em janeiro, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) apontou confiança dos empresários da Construção, com 52,8 pontos. Esse foi o melhor resultado para janeiro em cinco anos e o quinto mês consecutivo no qual o indicador ficou acima de 50 pontos – valor que separa confiança e falta de confiança.
O Iceicon do Brasil permaneceu acima de 50 pontos pelo sexto mês seguido, e marcou 57,2 pontos. O índice de condições atuais, um dos componentes do Iceicon, revelou que os empresários mineiros continuam insatisfeitos com as condições correntes de negócio, com 46,3 pontos – valores abaixo de 50 pontos indicam descontentamento. Vale destacar, entretanto, que o indicador cresceu 0,6 ponto em relação a dezembro e foi o mais elevado para janeiro em cinco anos.
O índice de expectativas, componente do Iceicon que avalia a percepção dos empresários com relação ao futuro da economia e de seus negócios, mostrou construtores otimistas, ao registrar 56,0 pontos em janeiro – valores acima de 50 pontos indicam otimismo. O indicador cresceu 2,0 pontos na comparação com dezembro (54,0 pontos) e foi o melhor para janeiro dos últimos cinco anos.
“Os dados do Iceicon-MG de janeiro/2017 reforçam a expectativa que temos de que 2018 será um ano melhor para o setor da construção civil. Para se ter uma ideia, o País encerrou 2017 com uma inflação abaixo do piso da meta (2,95%) e espera-se um crescimento positivo do PIB de 1%, depois de duas quedas expressivas (-3,8% em 2015 e -3,6% em 2016). Esses dados refletem positivamente no setor, principalmente, no momento de pensar em novos negócios.” analisa o economista e coordenador sindical do Sinduscon-MG, Daniel Furletti.