Sinduscon – MG

Notícias

Home / Empresários discutem desafios e tendências do setor imobilário de alto padrão

Empresários discutem desafios e tendências do setor imobilário de alto padrão

Painel temático foi uma das atrações do Minascon e contou com a participação de executivos do segmento

O futuro da construção de alto padrão foi o tema de um dos painéis do primeiro dia do Minascon, evento realizado neste sábado (25/10), no BH Shopping, em Belo Horizonte. Conduzido pela presidente do Programa FIEMG Jovem e vice-presidente de Comunicação do Sinduscon-MG, Izabella Lages, o debate teve  a participação de empresários do segmento, como o vice-presidente da área imobiliária do sindicato e diretor da Garcia Construções, Bráulio Garcia, o 1o vice-presidente da entidade e diretor executivo da Construtora Terrazzas, Bruno Magalhães, e o presidente da Sancruza Imóveis e Incorporações, Evandro Negrão Júnior.

Antes, porém, de falarem sobre os próximos anos do segmento imobiliário de luxo, os executivos citaram alguns desafios do setor. Entre eles, sobretudo em Belo Horizonte, estão a necessidade de adequações no atual plano diretor da capital para não restringir investimentos nesse segmento, falta de mão de obra qualificada e elevada taxa de juros.

Diante desse cenário, os painelistas destacaram a atuação do Sinduscon junto ao poder público visando destravar essas e outras dificuldades e fomentar o ambiente de negócios da capital e do estado.

Em relação ao alto padrão de imóveis, Garcia considera que prazo, custo e qualidade são alguns diferenciais que devem ser oferecidos pelo mercado ao cliente. Magalhães e Negrão citam que as empresas do setor devem estar atentas às necessidades de um público cada vez mais exigente. “É importante entregar um produto em que o cliente perceba mais valor no imóvel do que realmente dele vai pagar”, sugeriu Evandro Negrão.

Para os empresários, essas condições emergem em um mercado em expansão e que precisa de condições atrativas para seguir nesse ritmo. E os números comprovam essa tese. Em 2024, BH e Nova Lima, na região metropolitana, tiveram 1.227 unidades de alto padrão lançadas e 1.246 vendidas. No Brasil, até junho deste ano, foram 22.116 imóveis lançados e 20.106 comercializados. Os números são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Os painelistas apontaram também algumas características dos imóveis de alto padrão que mudaram ao longo dos últimos anos, como as áreas de lazer. Atualmente, segundo eles, esses espaços precisam oferecer ao público experiências exclusivas e, ao mesmo tempo, diversas.

Independente de compacto ou em dimensão maior, o imóvel de elevado padrão tende a seguir algumas tendências, incluindo exclusividade, personalização e percepção de valor, da concepção do projeto à entrega do bem.

Rafael Passos
Imprensa FIEMG