Sinduscon – MG

Notícias

Home / Especialistas do setor elétrico apresentam inovações para o mercado em seminários promovidos pela Abee-MG no Construa Minas

Especialistas do setor elétrico apresentam inovações para o mercado em seminários promovidos pela Abee-MG no Construa Minas

Proteção de sistemas fotovoltaicos e a nova lei de geração distribuída foram o foco da atenção dos seminários promovidos pela Abee-MG no segundo dia de eventos do Construa Minas. Com um importante espaço de discussão e para compartilhar conhecimento dentro da Construa Minas, a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee-MG), convidou profissionais especialistas do setor elétrico para apresentar seminários e mostrar os avanços que melhoram o mercado da engenharia elétrica.

A Associação trabalha para beneficiar o desenvolvimento do profissional, visando a segurança e qualidade de vida da sociedade, e tem promovido iniciativas para favorecer as boas práticas na engenharia elétrica, através de materiais gratuitos, incluindo revistas temáticas com artigos publicados por especialistas e webinar. O material está disponível no site da Abee na aba “Conteúdo”. A energia solar fotovoltaica ganhou bastante atenção nos últimos anos, conquistando espaço no mercado e atraindo o interesse de investidores, e foi o assunto mais explorado pelos profissionais convidados para a tarde de seminários dentro da Construa Minas.

O professor Ronaldo Kascher, mestre e doutor em engenharia elétrica, falou sobre a proteção de sistemas fotovoltaicos (SFV) contra descargas atmosféricas, apresentando casos práticos de painéis instalados em coberturas de prédios, residências e em fazendas solares. Além de proteger as instalações fotovoltaicas, os projetos de proteção contra descargas atmosférica utilizando técnicas seguras e equipamentos de qualidade de proteção nas instalações, buscam diminuir riscos que podem resultar em perdas de equipamentos e até acidentes com pessoas. O professor também trouxe as principais normas e recomendações técnicas de referência de proteção de SFV.

O segundo seminário foi apresentado pela advogada especialista em Direito da Energia, Marina Meyer Falcão, diretora jurídica do Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel) e da Energy Global Solution (EGS), com o tema Descarbonização do Setor Elétrico x Lei nº14.300/2022 – nova lei da GD. Através da Anel, a advogada teve participação em redigir a lei da geração distribuída, que é o marco legal da GD no Brasil, com o protagonismo do deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG). No seu seminário sobre o tema, Marina apresentou detalhes para compreender a nova lei e trouxe os prazos de vacância da legislação, com data limite até 6 de janeiro de 2023. A advogada também explicou as novas regras de cobrança do uso do fio e sobre direito adquirido. Marina mostrou os detalhes sobre os 5D, que constitui na descentralização da energia, descarbonização, digitalização, democratização do uso das fontes de energias limpas e renováveis, e a desregulamentação, em criar políticas públicas que aprimore o setor e traga avanços.

Representando a Clamper, empresa especializada no desenvolvimento de dispositivos de proteção contra surtos (DPS), o engenheiro eletricista Renato Teixeira complementou a discussão sobre proteção de sistemas elétricos, trazendo exemplos explorados anteriormente pelo professor Ronaldo Kascher, como os sistemas fotovoltaicos. A prevenção e o cuidado podem salvar vidas e diminuir gastos e prejuízos com estragos causados por surtos elétricos de curta duração. As descargas elétricas (os raios) representam 15% das origens dos surtos. Neste caso, a atenção com DPS precisa ser redobrada, utilizando tecnologias e dispositivos adequados, além de contar com profissionais qualificados. Atendo ao futuro dos carros, Renato expos os esforços do mercado em trazer soluções cada vez mais práticas para proteger as recargas de veículos elétricos, segmento que tem conquistado espaço mundial e investimentos das fabricantes de automóveis. A preocupação em oferecer carregamento fácil e acessível para os carros elétricos também passa pela importante missão de garantir a segurança para os motoristas na hora de recarregar seus automóveis.

Higor Martins – Agência Interface