Sinduscon – MG

Notícias

Home / Estrutura do Senai Paulo de Tarso é apresentada em reunião da Comat

Grupo da Comat conhece o o Laboratório Senai de Ensaios em Sistemas e Materiais para Construção - Imagem: Divulgação Sinduscon-MG
Estrutura do Senai Paulo de Tarso é apresentada em reunião da Comat

Foi realizada na última quinta-feira (20),  no Senai Paulo de Tarso em Belo Horizonte, mais uma reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat). O objetivo do encontro foi apresentar a estrutura da unidade Senai, uma escola profissionalizante focada em cursos para o setor construtivo, além das ações que estão sendo desenvolvidas pela Comissão. O encontro ocorre bimestralmente e reuniu profissionais da área técnica de empresas associadas ao Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

Durante a abertura, o diretor da Área de Materiais e Tecnologia do Sindicato, Cantídio Alvim Drumond, falou sobre a importância da revisão da Norma de Desempenho NBR 15575 que elenca os padrões de desempenho para edificações habitacionais. “Em agosto, nós teremos quatro eventos focados neste assunto, já que temos percebido que a maioria das empresas ainda está alheia ao tema. O Sinduscon-MG, por meio da Comat, está preocupado com essa questão, já que as empresas estão sujeitas a um enorme passivo se não se atentarem para a revisão”, alertou.

Senai – Na ocasião, também foram apresentados os serviços e cursos direcionados à construção civil oferecidos pelo Senai Paulo de Tarso. A unidade possui atualmente 742 alunos e oferece cursos técnicos, de aprendizagem industrial e de qualificação profissional. Entre eles, conteúdos que possibilitam a formação de pedreiros, carpinteiros, mestres de obras e eletricistas. Há também o curso Futuros Engenheiros cujo objetivo é oferecer aos universitários da área experiências práticas pertinentes ao dia a dia das obras. Somente na área de Engenharia Civil, desde 2013, já foram formados uma média de mil alunos. O que representa cerca de 100 pessoas por semestre. Segundo o gerente da escola, Miguel Roldão, “o objetivo é fazer com que os profissionais adquiram expertises focadas nos estudos da Engenharia”.

Os participantes também conheceram o Laboratório Senai de Ensaios em Sistemas e Materiais para Construção. Com 430m² o espaço realiza testes com materiais utilizados nas obras, tal como cimentos e tijolos, e atesta a qualidade deles. Mais de dois mil relatórios já foram emitidos pelo departamento.

Comat – O consultor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinhos, também falou sobre os próximos conteúdos e eventos que estão sendo desenvolvidos pela Comat. Entre eles, o Manual de Telecomunicação, o 3º Seminário de Impermeabilização que será realizado no dia 31 de agosto, o 16º Congresso de Materiais, Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, além das publicações “Revisão do Manual de Garantias”, a publicação do “Manual de Esquadrias” pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que contou com a participação do Sinduscon-MG e a publicação quinzenal do Boletim “Acompanhamento de Normas Técnicas” pelo Sinduscon-MG.

Saiba mais:

assessoriatecnica@sinduscon-mg.org.br