Sinduscon – MG

Notícias

Home / Evento “Abril Verde” destaca importância da saúde e segurança do trabalho na Construção Civil

Evento “Abril Verde” destaca importância da saúde e segurança do trabalho na Construção Civil

Para fortalecer a cultura da prevenção e levar ainda mais conhecimento sobre o tema ao setor, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizaram o evento “Abril Verde”, voltado para conscientização sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 3 de abril, no Auditório Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte (MG).


A abertura do evento contou com a presença de Gustavo Carvalho Diniz, vice-presidente de Política, Relações Trabalhistas e Recursos Humanos do Sinduscon-MG, Vitto Luiz Duarte, coordenador da Diretoria de Fiscalização de Obras do MPMG, Andreia Darmstadter, supervisora da Área de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, José Raimundo Barnabé, presidente da Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES), e Mário Parreiras, chefe-adjunto da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (SRTE-MG).

Com uma extensa programação, que abordou temas como trabalho em altura, assédio no ambiente de trabalho e normas técnicas e regulamentadoras, o encontro teve palestras e apresentações que evidenciaram a importância de práticas prevencionistas no ambiente laboral. Durante os intervalos entre os painéis, o grupo teatral Todo Cultura apresentou esquetes cênicas relacionadas aos temas, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.


Vitto Luiz Duarte, do MPMG, destacou a importância de se debater e disseminar conhecimento sobre o tema nas empresas. O vice-presidente do Sinduscon-MG, Gustavo Carvalho Diniz, também reforçou que a adoção e manutenção de boas práticas de SST é essencial para um ambiente de trabalho seguro. “É muito importante para nós, profissionais da Construção Civil, mantermos a segurança do trabalho sempre presente em nossas mentes e práticas diárias. Precisamos falar disso constantemente com nossos colaboradores e reforçar a segurança no trabalho como uma prioridade absoluta nas atividades do setor”, destacou.


O primeiro painel do evento abordou os desafios para a gestão de saúde e segurança do trabalho na Construção, com palestras de Andreia Darmstadter, supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, e Ricardo Fleury, engenheiro e auditor fiscal do trabalho da SRTE-MG. Durante a apresentação, eles falaram sobre atualização e implementação de normas, como a NR 18.

“Estamos passando por uma revisão de normas nos últimos anos, enfrentando desafios significativos nesse processo”, afirmou Andreia. Ela também complementou que é fundamental que as empresas conheçam com profundidade as normatizações que têm interface com os seus projetos e os efeitos de implantação delas nos empreendimentos.

 
No segundo painel, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Evangelina Castilho Duarte, discutiu os desafios para o combate à violência doméstica e familiar e ao assédio nas empresas. Outro ponto de destaque foi o projeto “Construindo Igualdades”, uma parceria com o Seconci-MG, como uma iniciativa espontânea para combater o machismo na sociedade e na Construção Civil. “A violência contra a mulher não é apenas uma questão de segurança pública, mas também afeta a economia e a saúde pública. Essa violência não se limita à agressão física; inclui também aspectos psicológicos”, ressaltou.


O engenheiro Gregory Nicoli Faria liderou o painel sobre experiências práticas na gestão de contratos públicos na área de segurança do trabalho, com foco em andaimes, sistemas de linhas de vida e pontos de ancoragem. O engenheiro se concentrou em compartilhar experiências práticas na gestão de contratos públicos relacionados à segurança do trabalho, além de discutir estratégias e melhores práticas na gestão dos contratos, com ênfase na garantia da segurança dos trabalhadores que lidam com esses equipamentos e sistemas.


A psicóloga e administradora Diana Ferreira encerrou o evento com a palestra “Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho”. Durante a apresentação, ela compartilhou a importância de promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, destacando a relação direta entre a qualidade de vida dos trabalhadores e o desempenho organizacional. Diana abordou temas como “equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, “bem-estar emocional”, “prevenção de acidentes” e “estratégias para se criar uma cultura de segurança no local de trabalho”.