Neste mês de fevereiro, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) passou a disponibilizar assessoria financeira para as indústrias mineira. O serviço busca beneficiar, principalmente, as micros, pequenas e médias empresas. O trabalho consiste em possibilitar a avaliação de indicadores de gestão financeira, tais como: a necessidade de capital de giro, o grau de endividamento, índices de liquidez, ciclo financeiro, fluxo de caixa e receita liquida.
A iniciativa faz parte de uma ação mais ampla da Fiemg que quer ir além do apoio junto às fontes de financiamento, mas também auxiliar nos projetos pós-financiamentos. “O objetivo é acompanhar a utilização do recurso e a melhoria da situação econômico-financeira da empresa”, diz a gerente de apoio ao Crédito e Inovação da Fiemg, Leticia Ataíde. Os atendimentos começaram neste mês e estão disponíveis às indústrias que tiveram a assessoria em financiamento do Posto da Fiemg.
Em 2013, mais de cinco mil empresas foram atendidas pelos postos Fiemg/BNDES e correspondente bancário Fiemg/BDMG, sendo que 1.945 operações de crédito foram liberadas com a assessoria da Fiemg. O montante de recursos foi da ordem de R$ 365 milhões. “As empresas geralmente não acreditam que podem conseguir recursos junto aos bancos de desenvolvimento (BNDES e BDMG) e não conseguem mensurar os benefícios trazidos por esse crédito que é diferenciado em termos de taxa e prazo de pagamento”, diz a gerente.
As empresas interessadas na assessoria em financiamentos devem procurar a Gerência de Apoio ao Crédito e Inovação da Fiemg em Belo Horizonte e ou uma unidade regional da Fiemg mais próxima.
Fonte: Fiemg