O aumento da produtividade nos canteiros e também nos escritórios é a saída para que empresas da Construção Civil continuem crescendo mesmo diante do ritmo menor da economia brasileira. Segundo especialistas, a adoção de uma gestão integrada pode resultar em 30% de eficiência em despesas e prazos, uma importante vantagem competitiva. Por isso, o Fórum Sinduscon-MG da Construção Civil deste ano terá como foco os modelos de gestão. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 22, em Belo Horizonte.
O atual momento macroeconômico tem onerado ainda mais as empresas da Construção Civil. Além da alta de custos de materiais e mão de obra nos últimos anos, a incerteza quanto ao futuro da economia está fazendo clientes e investidores adiarem a decisão de compra. A consequência é uma menor velocidade de vendas e o aumento de despesas com estoque e publicidade.
Entretanto, um planejamento bem estruturado e métodos de controle e mensuração de resultados podem reverter essa situação, segundo a presidente do Sinduscon-MG Jovem, Flávia Lacerda Valadares Gontijo.
“As empresas que já implantaram modelos de gestão estão se adaptando e apresentando resultados melhores, mesmo nesse ambiente pouco propício a negócios. Isso porque, indicadores de qualidade, produtividade, risco e de taxas de retorno oferecem informações fundamentais para o planejamento do negócio e para as tomadas de decisões empresariais”, explica Flávia Gontijo.
Por isso, a programação do Fórum Sinduscon-MG da Construção Civil 2014 tem como o foco os desafios para 2015 e a importância dos processos sistêmicos de gestão nas construtoras.
A primeira apresentação será ministrada por Raimundo Godoy Castro Filho que vai enfatizar a Excelência em Gestão na Construção. O palestrante é especialista em Gestão da Cadeia de Valor, Gestão Orçamentária, Gestão de Vendas, Gestão por Processos e Gerenciamento de Projetos e possui vasta experiência como consultor e executivo de empresas multinacionais nas áreas de siderurgia, mineração, indústria automobilística, varejo, serviços, alimentos, entre outros.
Com o tema Estruturações Financeiras para Real Estate, a segunda palestra será ministrada pelo sócio-diretor e cofundador da VBI Real Estate Imobiliário, Ken Wainer. O executivo formado em Harvard e com MBA na MIT Sloan School of Management tem mais de 18 anos de experiência em fusões, aquisições e private equity no mercado imobiliário.
Já a terceira abordagem será sobre Conjuntura/Perspectivas Econômicas para 2015 e vai ser liderada pelo economista e cientista social Eduardo Gianetti. Professor universitário e autor de vários livros, Gianetti é uma das grandes referências em economia no País.
Em sua segunda edição, o Fórum Sinduscon-MG da Construção Civil já é tido como um dos principais eventos do setor de Construção focado em negócios no Estado. Realizado pelo Sinduscon-MG Jovem, o Fórum é apresentado por Krona Tubos e Conexões e Tambasa Atacadistas; patrocinado pela Globaltec e tem como apoiadores Casabranca, Hidraukit, Pasi, Santander e Viamix.
Serviço