Fonte: CBIC
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta terça-feira (14/02), em Santo Amaro, na Bahia, Medida Provisória que relança o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e enfatiza a prioridade ao atendimento da Faixa 1, voltada a pessoas de baixa renda. A meta é retomar obras paradas e contratar 2 milhões de moradias até 2026. A cerimônia também encerrou a entrega de 2.745 unidades do programa em todo o País.
De acordo com o Ministério das Cidades, a volta do MCMV, maior programa habitacional das últimas décadas para famílias de baixa renda, visa unir obras e empregos, famílias e lares, país e desenvolvimento. “O MCMV é um dos programas que mais geram empregos para o Brasil. É um dos instrumentos mais importantes para reduzir o déficit habitacional do país”, destaca vídeo da Pasta. “O Minha Casa Minha Vida será um modelo de habitação para o Brasil e para o mundo”, salientou o ministro das Cidades, Jader Filho.
Dentre as novidades do programa:
Na avaliação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, sem dúvida alguma o retorno do MCMV é positivo. “É um mercado que estava desativado e vai aquecer”, frisou. Para Martins, o programa pode compensar a iminente baixa de financiamento da caderneta de poupança. “O diálogo que for estabelecido, a gente tem certeza de que será bom para todo mundo”, disse.
Presentes ao evento, ministros e autoridades dos Poderes Executivo estadual e municipal da Bahia, além do Legislativo. Dentre eles: