O Grupo de Trabalho (GT) de Acompanhamento das Normas Técnicas da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), da CBIC, liderado pelo consultor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinhos, promoveu, na segunda-feira, dia 22, sua primeira reunião virtual. A iniciativa possibilitou uma maior participação de associados, como os de Alagoas e Espírito Santo.
O GT foi criado pela Comat para atender a política da entidade de acompanhamento das principais normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “A CBIC criou uma estrutura que acompanha todas as tramitações de normas de interesse e tem tentado se antecipar às publicações das consultas públicas, se posicionando a respeito do processo de normalização”, destaca Roberto Matozinhos.
Segundo o líder do Grupo de Trabalho, o grupo também tem participado ativamente da elaboração das principais normas que estão sendo criadas pela ABNT, a exemplo das Normas de Desempenho (NBR 15575), de Manuais de Edificações (NBR 14037), de Manutenção de Edificações (NBR 5674), e de Reformas de Edificações (NBR 16200).
No momento, o GT monitora 16 Comitês Brasileiros (CBs), dentre os quais o CB-02, que trata da Construção Civil, o CB-18, sobre Cimento, Concreto e Agregados, e o CB-24, sobre Segurança Contra Incêndios.
Na reunião, os focos foram as normas de Preparo de Concreto (NBR 12.655) e de Acústica (NBRs 10151 e 10152). Também foram apresentadas informações gerais sobre a Norma de Acessibilidade (NBR 9050) e abordados assuntos referentes ao 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) e aos dois anos da Norma de Desempenho (NBR 15575/2013).
Uma nova reunião virtual já foi agendada para próxima segunda-feira, dia 29, das 14h às 16h. Os interessados em participar devem entrar em contato com Raquel Ribeiro pelo e-mail comat@cbic.org.br
Fonte: CBIC Hoje