Sinduscon – MG

Notícias

Home / Índice divulgado pelo Sinduscon-MG mostra falta de confiança por parte do construtor mineiro

Índice divulgado pelo Sinduscon-MG mostra falta de confiança por parte do construtor mineiro

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) divulgaram, hoje, os resultados do Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) de julho e também a Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais referente ao mês de junho.

A confiança do empresário da Construção de Minas Gerais permanece em baixa conforme mostra o Iceicon-MG. Em julho o indicador aferiu 30,9 pontos, reduzindo 0,8 ponto na comparação com o mês anterior (31,7 pontos). Há 16 meses consecutivos os empresários do setor demonstram falta de confiança. Na comparação com julho de 2014 (42,3 pontos) o índice reduziu 11,4 pontos. O indicador nacional registrou 38,7 pontos.

As condições atuais de negócio (23,7 pontos) continuam provocando o descontentamento dos empresários, tanto em relação às condições atuais da economia brasileira (13,8 pontos) quanto com a do estado (17,3 pontos) e da própria empresa (27,4 pontos). É importante ressaltar que houve expressiva deterioração da confiança na economia nacional, em 3,7 pontos, levando o indicador novamente ao menor patamar da série histórica, anteriormente ocorrido em abril desse ano (13,8 pontos).

As expectativas para os próximos seis meses estão piores, com 34,5 pontos. Os indicadores de perspectivas com relação ao Brasil (25,8 pontos) e ao estado (25,4 pontos) agravaram na comparação com junho. Já o indicador de expectativa da própria empresa apresentou relativa melhora aferindo 39,1 pontos, e apesar de continuar muito abaixo dos 50,0 pontos o índice aumentou pelo 2º mês consecutivo.

Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais

A atividade da Construção em Minas continua reduzindo e esse é o 32º mês consecutivo em que a produção apresenta recuo. As expectativas negativas diante do cenário econômico desfavorável que o país está vivenciando provocam a queda na intenção de investimentos nas empresas do setor no estado, influenciando o recuo em novos empreendimentos, nível de atividade, contratação de mão de obra e na compra de matéria-prima.

O nível de atividade da Construção em Minas permanece abaixo da linha dos 50 pontos, atingindo 31,7 pontos em junho. O indicador voltou a retrair em relação ao índice anterior após mostrar crescimento em maio (32,2 pontos).