Fonte: CBIC
Na live CBIC Economia desta sexta-feira (6/8), realizada às 10h, no Instagram da CBIC, e bastante elogiada pelos internautas, a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, destacou as projeções da pesquisa Focus, do Banco Central, que há mais de quatro meses aponta crescimento na expectativa do Produto Interno Bruto (PIB). “Iniciamos o ano com a perspectiva de a economia brasileira crescer 3,41%. Agora, é de 5,3%”, frisou, completando que, se confirmado, esse será o maior crescimento desde 2010.
No entanto, segundo Ieda Vasconcelos, esse aumento não significa que a economia está avançando. “Essa variação do PIB é em relação a 2020, quando a economia caiu 4,1% em função da pandemia da Covid-19. Ou seja, esse crescimento de 5,3% ainda não dá para recompor o que o setor perdeu desde 2014”, esclareceu.
A economista alerta que o aumento da taxa de juros (Selic) pelo Copom merece preocupação, porque deve influenciar no desempenho da economia nacional, por desestimular o consumo e parte da produção.
Além disso, em sua avaliação, vários fatores impulsionam o aumento da inflação há 17 semanas consecutivas. “Iniciamos 2020 com a expectativa de que a inflação deste ano fosse em torno de 3,34%. Hoje, a probabilidade é de que a inflação chegue a cerca de 7%, resultado, entre outros, da alta dos preços dos alimentos, dos preços dos combustíveis e do aumento da tarifa de energia elétrica em razão da crise hídrica que assola o país”, frisou.
Fique por dentro das informações econômicas relacionadas ao setor. Na próxima semana, às 10h, o bate-papo será sobre aumento de preços de insumos, inflação futura de juros e expectativa da economia após o aumento da taxa de juros, entre outros assuntos.
Dúvidas e/sugestões sobre questões econômicas para os próximos encontros podem ser enviadas diretamente para o Direct do Instagram da CBIC Brasil.
A ação integra o projeto ‘Banco de Dados da Construção – BDC’, realizado pela CBIC em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).