A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Sinduscon-MG realizou, nesta terça-feira (09), reunião para apresentar e debater o “Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos”. A medida, instituída pela Deliberação Normativa (DN) do COPAM Nº 232, estabelece procedimentos para movimentação e destinação de resíduos sólidos e rejeitos em Minas que trará mudanças para o setor da construção civil.
O encontro foi ministrado pelo diretor-técnico de Meio Ambiente do sindicato, Fernando Fogli, e pelo assessor técnico, Roberto Matozinhos, que abordaram como funcionará o sistema, além de apresentarem o planejamento de ações para subsidiar o uso da plataforma que será obrigatório a partir do dia 09 de abril de 2020.
Cerca de 30 profissionais ligados à área ambiental, além de engenheiros civis, coordenadores de qualidade, entre outras funções de construtoras associadas, participaram da reunião.
No decorrer do ano até à data de uso obrigatório do Sistema, o Sinduscon-MG irá organizar diversas ações para subsidiar os construtores no cumprimento das obrigações estabelecidas na DN 232.
Plataforma – Também nesta terça-feira (09), a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) disponibilizou o site do Sistema para testes de caráter voluntário. O prazo para avaliar a plataforma vai até o dia 08 de abril de 2020.
Acesse a plataforma da DN 232 aqui
Leia também: