Sinduscon – MG

Notícias

Home / Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais em pauta

Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais em pauta

A Secretaria de Desempenho da Indústria da Construção reuniu conselhos e entidades da área de projetos, no dia 5/06, na sede da FIEMG, para discutir sobre a ABNT NBR 15575 – Desempenho de Edificações Habitacionais, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  Em vigor há quase um ano (julho 2013), a Norma de Desempenho, como é conhecida, estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos de uma edificação, como desempenho acústico e térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e determina um nível mínimo obrigatório para cada um deles. São os patamares mínimos de segurança, habitabilidade e sustentabilidade para empreendimentos habitacionais no país.

Para sanar as dúvidas e dificuldades do setor, a secretaria, criada em novembro/2013, tem reunido a cadeia produtiva da construção para apoiar na melhoria de desempenho de seus produtos e processos e no cumprimento da ABNT.  “As reuniões estão divididas por setores para facilitar o entendimento das responsabilidades e da aplicação da norma. No caso de projetos, existe a necessidade de mobilização do setor para garantir que os projetos atendam a Norma de Desempenho, não de maneira isolada, mas verificando a tão importante compatibilização. As premissas de uma obra de qualidade começa pelo projeto”, explica a engenheira Mayra Soares.

A norma também estabelece as responsabilidades de cada um nas edificações – construtores, incorporadores, projetistas, fabricantes de materiais, administradores condominiais e os próprios usuários. Para o gerente de Inteligência Estratégica da Fiemg, Paulo Bicalho, um novo arranjo está se formando na indústria da construção e os encontros são essenciais para disseminar a ABNT 15575 e seus impactos no mercado. “O objetivo é fazer com que haja uma interação para identificação das lacunas e dificuldades e principalmente para que os empresários possam encontrar oportunidades de ganhos de competitividade”, explica.

O projeto Desempenho de Edificação na Cadeia da Construção Mineira é coordenado pela Câmara da Indústria da Construção da Fiemg. Fazem parte do conselho gestor o Sinduscon-MG, o Sebrae-MG, o IEL, instituições de Ensino e o Senai-MG.

(Fonte: Notícias Fiemg)