O público de 2.000 trabalhadores da Construção e familiares aproveitou o dia de lazer, saúde e cidadania propiciado pelo Dia Nacional da Construção Social 2015. A iniciativa na Região Metropolitana de Belo Horizonte é realizada pelo Sinduscon-MG, Seconci-MG e Sicepot-MG. O evento ocoreu nesse sábado, dia 22 de agosto, no Clube do Trabalhador do Sesi, em Betim.
Como nos anos anteriores, foram oferecidos os tradicionais serviços como o Circuito de Saúde, com limpeza de dentes e orientações de saúde bucal, orientações sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, avaliação de IMC, aferição da pressão arterial e exame de palpação de mama, os torneios de truco, futebol society e futsal, apresentações de grupos teatrais e bandas, emissão de carteira de identidade, rua de lazer para as crianças e o sorteio de dezenas de brindes, entre eletrodomésticos, eletrônicos e brinquedos.
Além disso, as famílias puderam realizar várias atividades no Espaço Família, com corte de cabelo e barba, esmaltação, dicas nutricionais e uma concorrida oficina de aromatizantes.
A distribuição de livros para os participantes do evento foi um grande atrativo que agradou bastante. As entidades organizadoras (Seconci-MG, Sicepot-MG e Sinduscon-MG) realizaram, durante dois meses, uma campanha de arrecadação de livros entre as empresas associadas, que foram todos revertidos para a doação no evento. Mais de mil exemplares de literatura nacional e estrangeira , infantil, juvenil e adulto foram distribuídos.
Alunos do Sesi Comar também apresentaram projetos de robótica, desenvolvidos com peças de Lego. As equipes de estudantes levaram para o público os robôs construídos relacionados à construção, entre eles, um guincho, uma bate-estaca, uma retroescavadeira, uma esteira seletora e outros projetos individuais.
Novidade também foi a oportunidade de aprender o rugby, tradicional esporte coletivo inglês, com o instrutor David Griffiths, que está no Brasil, pela primeira vez, para promover o esporte. A iniciativa, da Premiership Rugby, do Sesie da British Council, tem o objetivo de difundir o rugby no país até as Olimpíadas do Rio de Janeiro, no ano que vem. O projeto já existe no Rio e em São Paulo há quatro anos, tem atualmente nove mil participantes, e que agora está também vindo para Minas Gerais: “Estamos incentivando o esporte aqui no Brasil pois acreditamos que o País tem potencial para ser tão bom quanto à Argentina, que já se destaca”, explica.
A questão delicada da água no País também não foi esquecida pela organização do evento. Um grupo de teatro percorre toda a área do evento apresentando esquetes sobre o consumo consciente da água. O grupo de teatro empresarial Todo Cultura trouxe ao Clube do Trabalhador do Sesi de Betim a trupe “Malucóides”, personagens vestidos de palhaços que apresentam paródias de músicas consagradas do repertório popular com orientações sobre o uso consciente da água.
O evento é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e conta com a parceria do Sesi Nacional e do Seconci Brasil. Em Minas Gerais, é realizado pelo Seconci-MG (Serviço Social da Indústria da Construção), Sicepot-MG (Sindicato da Indústria da Construção Pesada) e Sinduscon-MG (Sindicato da Indústria da Construção Civil), com o patrocínio especial de Sesi Fiemg e os patrocínios de Paulo Lasmar Advogados e Seguro PASI.
Torneios – Vencedores