A diretoria do Sinduscon-MG recebeu na manhã da última terça-feira, 22, o governador Fernando Pimentel, acompanhado de secretários de Estado. Em sua fala, o presidente do sindicato, Andre Campos, explicitou o desejo e a necessidade de um diálogo sistemático com o Governo do Estado e órgãos ligados a ele. Já neste primeiro ponto da pauta ficou acertada pelo governador a criação de uma Câmara (a ser criada por decreto) que será integrada pelas entidades de classe ligadas à Construção, como Sinduscon-MG e Sicepot-MG, além de órgãos do Governo como Secretarias, Cemig, Copasa, Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram) e a Agência de Desenvolvimento. Com este canal de discussão e comunicação entre o setor privado e público, algumas questões e programas poderão ser melhor planejados, avaliados e executados com mais eficiência e menos burocracia.
Entre os outros pontos discutidos estão os seguintes assuntos: necessidade de se promover ações junto à Cemig e Copasa, no sentido de otimizar as questões relativas às obras de edificações e a diminuição de custos e prazos; a implantação de uma política habitacional para Minas Gerais; os prazos, custos e normatizações de processos nos cartórios; a destinação de usos e áreas verdes em Áreas de Preservação Permanente (APP’s); e as ações do Estado no sentido de solicitar para as empresas mineiras, especialmente construtoras e montadoras, na implantação ou expansão dos projetos e obras industriais.
Acompanhando o governador Fernando Pimentel estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Marco Antônio Teixeira; o secretário de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares; o secretário de Planejamento, Helvécio Magalhães; o secretário de Governo, Odair Cunha; e o assessor especial Otílio Prado.