O novo Plano Diretor de Belo Horizonte será, mais uma vez, tema de debate entre a sociedade civil, empresários e poder público em 2018.
Em dezembro, a Prefeitura de Belo Horizonte, publicou no Diário Oficial do Município (DOM), nota em que comunica sobre a 5º Conferência Municipal de Política Urbana. O encontro será preparado por uma Comissão Organizadora com a participação de representantes de todos os setores com cadeira no Conselho Municipal de Política Urbana (Compur).
A ideia é debater as propostas que estão no Projeto de Lei nº 1.749/15, fruto da 4º Conferência realizada em 2014, e que ainda não foram apreciadas pelo Legislativo Municipal.
Iniciativa que o Sindicato da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) considera correta tendo em vista que algumas propostas apresentadas no Projeto são questionáveis.
Segundo a consultora imobiliária do Sinduscon-MG, Branca Macahubas, o Plano Diretor é um instrumento importante e precisa ser bem debatido. “Preferimos que ele seja longamente debatido do que aprovado às pressas. A Prefeitura está correta em convocar uma nova conferência que será saudável para a cidade. Não só o Sinduscon-MG e as demais entidades de classe, mas todos os cidadãos, terão a oportunidade de conhecer e debater os pontos que ainda estão divergentes sobre o assunto”, diz.
De acordo com informações do Compur os temas que serão debatidos, bem como as datas para inscrição e realização da 5º Conferência, ainda não foram definidas, mas serão tratadas nas próximas reuniões do Conselho.