Sinduscon – MG

Notícias

Home / Procedimentos mais seguros em canteiros de obras são discutidos em seminário do CPR-MG

Procedimentos mais seguros em canteiros de obras são discutidos em seminário do CPR-MG

Auditório lotado no Seminário Segurança e Saúde na Indústria da ConstruçãoNa busca por novos procedimentos e soluções para aumentar os níveis de segurança, atores do setor de Construção realizaram na última sexta-feira, dia 07, o Seminário Segurança e Saúde na Indústria da Construção – Implantação e Gestão da NR-35 nos Canteiros de Obras. Na ocasião, também foi realizada uma campanha de doação de leite em pó para a Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa (Abet).

Cerca de 150 profissionais estiveram presentes ao evento e lotaram o auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. O seminário foi realizado pelo Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção de Minas Gerais (CPR/MG) com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-MG) e Instituto Trabalho e Vida. 

Durante toda tarde, representantes de várias empresas e entidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte tiveram a oportunidade de conhecer soluções para minimizar ao máximo o risco de acidente nas obras. Casos reais, ilustrados por fotos, foram apresentados pelo auditor fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP) e membro do Comitê Permanente Nacional (CPN), Antonio Pereira do Nascimento. 

Em seguida, representantes de empresas de máquinas, equipamentos e materiais para a Construção apresentaram seus produtos, a forma de utilização segura e os benefícios para a prevenção de acidentes. A médica do trabalho do Seconci-MG, Larissa Fiorentini, também ministrou palestra destacando a importância de um acompanhamento das condições de saúde do operário diariamente, principalmente junto àqueles que exercem trabalhos em altura. 

Evento arrecadou doações para a AbetCom o intuito de promover também a responsabilidade social, durante o seminário foram arrecadadas doações de leite em pó para serem destinados à Abet. A entidade auxilia famílias de portadores da esclerose tuberosa, uma doença genética que leva ao desenvolvimento de tumores benignos, mas que comprometem as funções de órgãos como cérebro, rins e pulmões. Em casos mais graves ela pode até matar. 

Por Bruno Carvalho – Assessoria de Comunicação do Sinduscon-MG