Os projetos Alvará na Hora e a Cooperativa de Compras da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Coopercon-MG), elaborados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), foram apresentados na terça-feira (30), no Sinduscon da cidade de Juiz de Fora. O foco da reunião foi apresentar à entidade da região da Zona da Mata como as iniciativas funcionam e podem ser replicadas.
O primeiro projeto debatido foi o Alvará na Hora, apresentado pela consultora imobiliária e urbanística do Sinduscon-MG, Branca Macahubas Cheib. O projeto é uma plataforma on-line pela qual os órgãos municipais cadastram os requisitos para a liberação do alvará de construção e as empresas realizam o tramite de forma digital. Cheib pontua que “um dos principais objetivos do Alvará é fazer com que o processo de liberação fique mais rápido”, pontuou.
No segundo momento da reunião, o supervisor técnico da Coopercon-MG, João Lopes, falou sobre a iniciativa. “A Cooperativa já está implantada com sucesso em Belo Horizonte e Juiz de Fora também pode se adequar e começar a usufruir de melhores preços, fornecedores e prestadores de serviço”, disse.
De acordo com Lopes, são diversas as vantagens da cooperativa. Entre elas, o supervisor destaca “o maior poder de negociação em compras pontuais, acesso a grandes fornecedores e a flexibilidade quanto a formas de pagamento e cláusulas contratuais”, analisou.
Segundo o presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, “a ideia foi trazer os exemplos dessas iniciativas para o conhecimento dos associados de Juiz de Fora”, comentou.
As fotos do encontro podem ser acessadas clicando aqui.
Fonte: Sinduscon JF
Imagem: Divulgação Sinduscon JF