Com a pauta voltada para as ações de regulamentações complementares da Lei 10.522, que institui o Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos (SGRCC) e o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos (PMRCC), o diretor da Área de Meio Ambiente do Sinduscon-MG, Eduardo Henrique Moreira, o consultor da área ambiental do Sinduscon-MG, Fernando Sérgio Fogli, e o assessor técnico Roberto Matozinhos foram recebidos pelo superintendente de Limpeza Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte, Custódio Antônio de Mattos, e equipe. A reunião aconteceu dia 09 de junho.
Na oportunidade, Eduardo Moreira agradeceu ao superintendente pela palestra proferia durante o 14º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção e apresentou o trabalho desenvolvido pelo Sinduscon-MG, por meio da Comissão de Meio Ambiente, que conta com a efetiva participação da SLU/PBH, voltado para induzir os construtores na redução, segregação e correta destinação dos resíduos de construção. Trabalho que se intensificou nos últimos 13 anos com a publicação da Resolução 307, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O Custódio Mattos afirmou que um dos grandes desafios da SLU é a deposição irregular de resíduos de construção pelos pequenos geradores e que espera contar com apoio do Sinduscon-MG, que é um importante agente de sensibilização. O superintendente comprometeu-se a apresentar antecipadamente aos representantes do Sinduscon-MG, para avaliação e sugestões, a minuta do decreto e o sistema informatizado de gestão de resíduos que encontra-se em fase final de estruturação.
Fonte: Seconci-MG