Sinduscon – MG

Notícias

Home / Responsabilidade Social é debatida em BH e associadas do Sinduscon-MG apresentam suas experiências

Responsabilidade Social é debatida em BH e associadas do Sinduscon-MG apresentam suas experiências

João Paulo Vergueiro explica que a responsabilidade social corporativa é hoje um diferencial competitivo das empresas (Bruno Carvalho/Sinduscon-MG)Belo Horizonte recebeu, no dia 7 de abril, o seminário “Promovendo a Responsabilidade Social na Indústria da Construção e na sua Esfera de Influência”, realizado pela CBIC e organizado na capital mineira pelas instituições parceiras Seconci-MG, Sicepot-MG e Sinduscon-MG. O seminário foi o quarto encontro de um ciclo de oito seminários regionais organizados pela CBIC.

João Paulo Vergueiro, palestrante do ciclo de seminários, apresentou o tema para o público presente composto por empresários e funcionários das empresas da construção mineira. Ele falou sobre as modificações de abordagem do tema no decorrer dos anos e garantiu que a responsabilidade social corporativa é um dos fatores que podem ser o diferencial de uma empresa em momentos de crise. Isso porque a empresa socialmente responsável demonstra uma conduta diferenciada frente aos seus públicos de relacionamento, como acionistas, consumidores, funcionários, membros da comunidade, dentre outros.

Fundador da Ápia Edificações e Empreendimento, José Guido Neves, diretor da Reta Engenharia, Ilso José de Oliveira, e o diretor da Engeclam Engenharia, Eduardo Moreira (Bruno Carvalho/Sinduscon-MG)Durante o Seminário, três empresários engajados com a responsabilidade social apresentaram suas experiências. Eduardo Moreira, da associada Engeclam Engenharia e também presidente do Seconci-MG e diretor de Meio Ambiente do Sinduscon-MG, apresentou a importância nacional da instituição que possui 1.600 associados e que atende a 1.100 pessoas por dia, totalizando cerca de 4,5 milhões atendimentos por ano.

Eduardo Moreira falou ainda sobre uma iniciativa apoiada por sua empresa, o Projeto de Educação Verena, que atende crianças e adolescentes carentes. segundo o empresário, essa foi a forma que encontrou de estar presente em sua comunidade.

O diretor da associada Reta Engenharia e diretor de Obras Industrias do Sinduscon-MG, Ilso José de Oliveira, também apresentou os princípios de constituição da empresa, desde sua fundação e que vigoram até hoje. Entre eles estão a contribuição para a melhora da qualidade de vida da sociedade e o lucro obtido por meio da satisfação dos clientes. Ele pontuou, ainda, que as certificações obtidas pela Reta ajudaram a traçar metas e objetivos para a empresa.

Por fim, o fundador da associada Ápia Edificações e Empreendimentos, José Guido Neves, contou sua experiência com projetos sociais e destacou o projeto Brechó da Construção, que, segundo ele teve “vida curta, mas bastante exitosa, que veio suprir a necessidade básica de moradia dos funcionários”. No projeto, empresas da construção forneciam resíduos que podiam ser adquiridos pelos funcionários por um valor simbólico. 

Por Gisele Serra/Sicepot-MG