O Sinduscon-MG e a Copasa realizaram reunião na última sexta-feira (12) para tratar sobre temas de interesse das construtoras. No encontro, foram debatidos assuntos como as ações realizadas pelo sindicato, a atuação da Câmara Intersetorial de Acompanhamento de Empreendimentos e Obras de Infraestrutura e a busca por melhorias no relacionamento entre as empresas da construção e a concessionária.
O presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior, o diretor de Relação com as Concessionárias do sindicato, Francisco Drummond Júnior, e o assessor técnico, Roberto Matozinhos, foram recebidos pelo presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, e o diretor técnico de Expansão, Ricardo Augusto Simões Campos.
O presidente da Copasa afirmou durante o encontro que tem como objetivo a melhoria dos processos e contato entre a concessionária e as construtoras. “Buscamos aumentar a eficiência, entender para melhor atender o cliente para facilitar a geração de negócios e desenvolvimento econômico, mas temos plena consciência de que o resultado será a médio e longo prazo”, disse.
O diretor do Sinduscon-MG, Francisco Júnior, expôs alguns casos de divergências nas exigências para aprovação de projetos. O dirigente também falou sobre questões relacionadas à execução e ligação que, nos casos de entraves, “podem impactar de forma relevante a viabilidade do empreendimento”.
O presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Linhares, ressaltou a importância de uma maior aproximação da concessionária com as empresas. “Destaco, principalmente, as de pequeno e médio porte que carecem de melhorias nos processos de ambas as partes. Um bom exemplo de como essa proximidade é importante foi a nossa bem-sucedida parceria com a Cemig que culminou na solução de, praticamente, todas as pendências dos construtores”, afirmou.
Linhares também ressaltou a importância de que “as Diretrizes Técnicas Básicas (DTBs), um dos principiais instrumentos de planejamento e avaliação de viabilidade dos empreendimentos, sendo portanto de grande relevância sejam disponibilizadas em tempo hábil e que aglutinem de forma clara todas as informações técnicas sobre o abastecimento de água e esgotamento sanitário, além das informações para levantamento de custos e investimentos necessários”, finalizou.
Segundo Matozinhos, “a conclusão do encontro foi que é necessário a melhoria de processos e o ponto principal são os procedimentos técnicos. O Sinduscon-MG irá levantar as demandas dos empreendedores associadas junto à Copasa, principalmente as pendências relativas às DTBs, solicitações de ligações e análise de projetos, para intermediar e repassar as informações à equipe técnica da concessionária. E o diretor técnico de expansão Ricardo Augusto Simões Campos se dispôs a direcionar o atendimento as solicitações dos construtores até a criação do canal de interlocução”, disse.