Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sebrae lança curso para gerenciamento de resíduos de obras na Construção

Sebrae lança curso para gerenciamento de resíduos de obras na Construção

Engenheiros e gestores de obras civis são o alvo do curso “Gerenciamento de resíduos para pequenas construtoras”, elaborado pelo Sebrae Minas com o objetivo de capacitar as empresas nos seus planos de gerenciamento. “O curso tem carga horária de 20 horas de treinamento, mais 16 horas de consultoria, por empresa”, explica a analista técnica da instituição, Vanessa Visacro, coordenadora da atividade. Implantado no início do ano, o curso já teve duas edições: em Belo Horizonte, para oito empresas, e em Uberaba, que teve 12 construtoras participantes.

Uma nova turma do curso em Belo Horizonte está sendo montada e as aulas serão ministradas das 8h30 às 12h30, entre os dias 12 e 16 de maio. As vagas são limitadas e os interessados já podem fazer suas inscrições com Rayanne, pelo fone (31) 3253.4722. Para as micros e pequenas construtoras o investimento é de R$ 350,00. Para as médias e grandes o valor é de R$ 2.000. 

O treinamento cumpre determinação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que, em sua Resolução 307, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos da construção civil em todo o Brasil. Em agosto de 2013 entrou em vigor, em Belo Horizonte, a Lei 10.522, que obriga, aos construtores que estejam atuando no município, a elaboração e implantação de Planos de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (PGRCCs). “BH já tem a sua própria Lei sobre resíduos, mas é preciso que os empresários sejam orientados nesse sentido, até para melhor aproveitá-los”, afirma o engenheiro José Alexandre Peret Dell´Isola, contratado pelo Sebrae Minas para desenvolver o treinamento. 

Segundo Dell´Isola, os resíduos não podem ser tratados como desperdício. “Ou eles devem ser reaproveitados na própria obra, ou descartados em locais onde possam ser também reaproveitados. O plano do Sebrae cumpre este objetivo, pois mostra a forma mais apropriada de gerenciamento dos resíduos”, explica. BH junta-se a outros municípios com legislações sobre resíduos, e o projeto do Sebrae Minas já faz escola: no princípio de março, a metodologia desenvolvida por Dell´Isola foi repassada a consultores credenciados da capital de Mato Grosso, Cuiabá. 

Monitorar o reaproveitamento, ou a destinação correta dos resíduos de construção levam não apenas à preservação do meio ambiente, mas também a uma economia substancial nos custos finais da obra. Os estudos do Sebrae mostraram que, numa obra da construção civil são desperdiçados 1/3 dos recursos naturais utilizados (casos do calcário, base do cimento, ferro e aço) e 12% do uso de água doce. Somente na capital mineira são geradas 2.000 toneladas, por dia, de entulho, que correspondem entre 50% e 70% do peso total de resíduos sólidos urbanos. 

Otimismo

Quando mal dispostos, os rejeitos e sobras de material das construções são causadores de perigos à saúde e problemas para o meio ambiente. Assoreamento de cursos d´água, proliferação de animais vetores ou transmissores de doenças, obstrução de sistemas de drenagem e esgotamento de recursos naturais são alguns deles. No entanto, com a implantação de planos de gerenciamento de resíduos, os benefícios são flagrantes: redução no custo de produção; diminuição nos gastos com energia e na gestão dos resíduos; organização no canteiro de obre e baixa considerável nos indicadores de riscos de acidentes. 

É o que atesta a empresária Domitila Valim, da construtora Canassa Projetos e Obras, de Uberaba, uma das participantes do treinamento do Sebrae. “Embora tenhamos feito o curso há apenas um mês, acredito que o que aprendemos lá irá nos ajudar bastante em médio e longo prazo”. Da Portal Construtora e Empreendimentos, o engenheiro e proprietário Roberto Veludo concorda: “Mais produzimos do que aproveitamos resíduos e, para nós, da construção civil, é importante que tenhamos este tipo de auxílio, o que, além de pouparmos o meio ambiente, nos proporciona também uma considerável economia de gastos ”. 

Nova turma em BH

A coordenadora Vanessa espera que mais e mais empresas possam também contar com este auxílio: “Estamos elaborando novos cursos, para atendermos ao maior número possível de construtoras”, avisa. De fato uma nova atividade está saindo do forno. Mais um curso será ministrado, no período de 12 a 16 de maio, em Belo Horizonte, na Regional Centro do Sebrae, na Av. Barbacena, 288, Barro Preto. Os interessados já podem fazer suas inscrições com Rayanne, pelo fone (31) 3253.4722.

Fonte: Sebrae Minas