Sinduscon – MG

Notícias

Home / Seconci-MG celebra 30 anos de atuação e registra mais de 2 milhões de atendimentos aos trabalhadores da construção civil

Seconci-MG celebra 30 anos de atuação e registra mais de 2 milhões de atendimentos aos trabalhadores da construção civil

Hoje (26/03), o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) completa 30 anos de história. Criada por empresários sensíveis à valorização dos colaboradores do setor, a sociedade civil sem fins lucrativos atua na promoção da responsabilidade social empresarial junto aos trabalhadores da construção civil mineira. Em três décadas de atividades, o Seconci-MG já contabilizou mais de 2 milhões de atendimentos prestados nas áreas social, de promoção à saúde e segurança do trabalho nos municípios de Belo Horizonte e região metropolitana.

Braço social do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), o Seconci-MG oferece, gratuitamente, atendimentos nas áreas médica, odontológica, social e de segurança do trabalho. “Trata-se de um importante instrumento para resgatar a dignidade e dar mais atenção ao trabalhador. É um trabalho de apoio a quem está na ponta do serviço”, declara Ivon Ribeiro de Godoy, superintendente executivo do Seconci-MG, que integra a diretoria da entidade desde 1992.

Ao longo dos anos, o Seconci-MG evoluiu em infraestrutura e, hoje, conta com diversas especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia e oftalmologia e atendimento odontológico nos canteiros de obras, com a Unidade Móvel Odontológica (UMO). “Desenvolvemos um trabalho significativo no trato de questões sociais que afetam o trabalhador, com foco na promoção da saúde e respeito à dignidade. As consultas são feitas com hora marcada, sem atrasos, e de forma totalmente gratuita”, afirma Ricardo Catão, presidente do Seconci-MG. O acesso aos serviços também se estende aos familiares dos trabalhadores.


Hoje, o Seconci-MG é referência nacional de gestão bem-sucedida da responsabilidade social. “Nossa história engrandece a trajetória da construção civil em Minas Gerais e serve de exemplo até mesmo para outros segmentos. Foi um ponto de virada, de transformação profunda, na atitude empresarial em relação ao seu trabalhador”, afirma Teodomiro Diniz, conselheiro fiscal efetivo e ex-presidente do Seconci-MG.

 
A entidade representa a preocupação do setor e dos empresários da construção civil em cuidar dos trabalhadores, com o respeito à dignidade e às garantias de cidadania. “O Seconci-MG faz um trabalho admirável ao prestar serviços gratuitos e de qualidade, com recursos advindos das empresas da construção, aos trabalhadores e também aos seus familiares”, destaca Renato Michel, presidente do Sinduscon-MG.


Segurança no trabalho

O Seconci-MG tem presença ativa nos canteiros de obras. A equipe de segurança do trabalho realiza constantemente vistorias preventivas, palestras, treinamentos e cursos de formação com as empresas associadas. “Essa assistência ajudou a minimizar os acidentes de trabalho e proteger os trabalhadores de Belo Horizonte e região metropolitana”, afirma Ivon Godoy.

Durante a pandemia de Covid-19, o Seconci-MG incorporou à rotina de serviços e atendimentos a realização de visitas para dar orientações e sugestões de medidas de prevenção e enfrentamento à doença. Também lançou uma cartilha gratuita, em formato digital, com recomendações para a prevenção nos canteiros de obras e escritórios. “O Seconci-MG reforçou seu papel essencial na manutenção da saúde e segurança do trabalho dentro do canteiro de obra”, complementa Ricardo Catão.

Conectado aos desdobramentos da pandemia, o tradicional prêmio “Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG” passou a reconhecer soluções práticas e inovadoras em saúde e segurança do trabalho para evitar a disseminação do novo coronavírus nos ambientes laborais. “Saúde e segurança do trabalho sempre foram temas de elevada importância nas empresas associadas. No período de pandemia, reforçamos ainda mais nossa atuação para proteger os trabalhadores, além de estimular e dar visibilidade às boas práticas que essas empresas vêm desenvolvendo e adotando no enfrentamento à doença”, destaca o presidente do Seconci-MG.