Sinduscon – MG

Notícias

Home / Seconci-MG debate ações de segurança e saúde durante 88º Enic

Seconci-MG debate ações de segurança e saúde durante 88º Enic

Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconc-MG, Andreia Darmstadter (Junior Cerezer/CBIC)Entre os dias 11 e 13 de maio, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), braço social do Sinduscon-MG, esteve presente no 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Além de ser agraciado com o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, pelo projeto Construção Saudável, a entidade também participou de debate na Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT).

No último dia 13, a supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconc-MG, Andreia Darmstadter, apresentou a Análise Técnica do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) e Informações Relativas aos Afastamentos de Trabalhadores na Construção Civil, junto à superintendente do Instituto de Ensino do Seconci-SP, Norma Suely de Almeida Araújo, e ao presidente do Seconci-Brasil, Antonio Carlos Salgueiro de Araújo.

Os resultados dos estudos apontam que quanto mais se investe nas condições de trabalho dos funcionários, menores são os custos para as empresas, com destaque para uma redução significativa no que se refere ao pagamento de impostos. O NTEP é uma metodologia de identifi cação de doenças e acidentes de trabalho relacionados à prática de certa atividade profissional.

Foram feitas críticas a ele, mas destacou-se que, apesar de suas fragilidades, o NTEP é definido por lei federal e deve ser compreendido pelo setor. Por ter impacto direto no Seguro de Acidente do Trabalho (SAT), o NTEP influencia no valor a ser recolhido pela Previdência Social a cada mês.

Fonte: Seconci-MG