Sinduscon – MG

Notícias

Home / Seminário Nacional: Governo de Minas apoia retomada de obras paralisadas

Seminário Nacional: Governo de Minas apoia retomada de obras paralisadas

Carolina Moura/Interface Comunicação

A segunda etapa da rodada preparatória para o Seminário Nacional de Obras Paralisadas, realizada nesta segunda-feira (19/08), destacou o impacto das obras públicas estagnadas em Minas Gerais e no Brasil. O evento, que faz parte do Construa Minas 2024, contou com a presença do Secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias do Estado de Minas Gerais, Pedro Bruno. Ele declarou o apoio do governo às iniciativas para reativar esses empreendimentos no estado. “Nosso compromisso é garantir que essas obras voltem a beneficiar a população o quanto antes”, afirmou Bruno.

Durante o encontro, Virgínia Campos de Oliveira, presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), enfatizou ao governo a necessidade urgente de priorizar a retomada das obras, especialmente as voltadas para a educação básica. “Essas obras são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do estado”, declarou Virgínia, oferecendo o suporte técnico da SME para assegurar o cumprimento dos requisitos da Lei 4.719/2023, que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e Serviços de Engenharia destinados à Educação Básica.

Apresentação de Artigos

No evento, 11 artigos acadêmicos foram apresentados como parte do Seminário Nacional, previsto para o final de 2024. Pesquisadores das áreas de direito e engenharia discutiram soluções e desafios relacionados à paralisação de obras públicas no país, sugerindo caminhos para superar o problema.

Foco no Planejamento

As deficiências de planejamento, gestão e fiscalização, identificadas como as principais causas da paralisação de obras públicas, foram abordadas em diversos painéis, em especial o conduzido pelos engenheiros Ilso José de Oliveira, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e Elielson Percope Seabra. Ambos ressaltaram a importância de um planejamento mais robusto e eficiente para evitar que novos empreendimentos fiquem inacabados.

O Construa Minas 2024, que prossegue até o dia 23/08, é um espaço para diálogo e propostas, reunindo especialistas e autoridades em busca de soluções para impulsionar o desenvolvimento da engenharia em Minas Gerais.

—————————————————————-

Uma realização do Sinduscon-MG e da CBIC, com apoio master do Sebrae, o Construa Minas 2024 tem patrocínio da Topmix (Diamante), Confea, Copasa/Governo de Minas e Sicoob Imob.Vc (Prata), Agera e Sienge (Bronze). E apoio institucional da ARMBH, CMI Secovi-MG e Sinaenco-MG.