No dia 21/3, o diretor da Área de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-MG, Cantídio Alvim Drumond, se reuniu com o presidente do Sindicato da Indústria da Cerâmica para Construção e Olaria do Estado de Minas Gerais (Sindicer-MG), Rodrigo Victor Silveira, e deu apoio no projeto de combate a não conformidade de Blocos Cerâmicos.
Durante o encontro, Cantídio sugeriu a indução da fiscalização por parte do INMETRO e a divulgação da lista dos produtos não conformes. Também ficou acertada uma divulgação do assunto aos construtores associados do Sinduscon-MG e a estruturação de um evento conjunto.
Um produto cerâmico não conforme é aquele que não atende a, pelo menos, um requisito normativo. Nos PSQs são avaliados os itens dimensionais conforme o anexo A da ABNT NBR 15.270-1 e 2 para Blocos Cerâmicos e o anexo A da ABNT NBR 15.310 para Telhas Cerâmicas. Segundo Rodrigo Silveira, os riscos são grandes na compra e utilização de produtos não conformes, principalmente porque esses blocos têm dimensões inferiores das previstas em norma.