Nesta semana entrou no ar o novo site e cálculo e divulgação do Custo Unitário Básico da Construção (CUB/m2) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O trabalho de desenvolvimento, execução e implantação da nova plataforma foi realizado pela Assessoria Econômica do Sinduscon-MG, que coordena o Banco de Dados da CBIC. Já a partir deste mês, Sinduscons de todo o País contam com um sistema mais moderno e ágil.
Desde 2007, o cálculo e divulgação do CUB/m2 já podia ser realizado pela primeira versão do sistema que também foi idealizada e implementada pela Assessoria Econômica do Sinduscon-MG. Agora, a plataforma foi modernizada, disponibilizando mais opções de relatórios. A estruturação do novo site demandou quase um ano de trabalho.
Ao todo, 26 Sinduscons de todas as regiões do Brasil utilizam a tecnologia, dentre eles os dos estados de Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Em Minas Gerais, todos os Sinduscons que calculam o CUB/m2 operam o sistema. Além do Sinduscon-MG, são eles: Sinduscon-GV, Sinduscon-JF, Sinduscon Lagos, Sinduscon-Norte eSinduscon Vale do Piranga.
Para utilizar o site de cálculo do CUB, os associados devem entrar em contanto com o Banco de Dados da CBIC, pelo e-mail bancodedados@cbic.org.br, com Ieda Vasconcelos e Daniel Furletti. O público em geral pode acessar os resultados do indicador pelo link http://www.cub.org.br/cub-m2-brasil