No último dia 12 de março, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) participou da audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Durante o encontro a assessora econômica do Sindicato, Ieda Vasconcelos, realizou apresentação sobre o mercado imobiliário de Belo Horizonte, destacando a migração dos lançamentos de imóveis de padrão supereconômico para Região Metropolitana de BH.
Também foi apresentado dados da cidade de São Paulo, demostrando que o recente aumento de restrições impostos pela última alteração da legislação urbanística aprofundou os efeitos da crise econômica no mercado imobiliário. Foi ressaltado que o a proposta do Plano Diretor deve ser reavaliada para não reforçar o problema socioeconômico em Belo Horizonte.
O diretor de Legislação Urbana do Sinduscon-MG, Athos Martins Bernardes, destacou que o mercado não é contrário à utilização do instrumento de outorga onerosa no município, mas sim contra o excesso de restrições que estão sendo impostas pela proposta do Plano Diretor, onerando ainda mais o seguimento imobiliário na cidade.