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Sinduscon-MG e Caixa debatem novos procedimentos de fiscalização em empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida

Gerente da Caixa Marcelo Bomfim detalha procedimento do banco no Minha Casa, Minha VidaNo último dia 02 de julho, representantes da Caixa Econômica Federal e empresários do setor de Construção debateram as alterações promovidas pelo programa Caixa de Olho na Qualidade do Programa Minha Casa, Minha Vida. Uma das mudanças está relacionada às reclamações de clientes contra construtoras, que passam a ser intermediadas diretamente pelo banco. Por isso, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) realizou o encontro para buscar alinhar rotinas que resguardem também as empresas neste processo.

De acordo com o gerente da Superintendência Regional Centro de Minas da Caixa, Marcelo Bomfim, assim que os mutuários formalizarem uma reclamação junto ao banco sobre vícios de obra, a instituição irá contatar a empresa solicitando que ela entre em acordo com o cliente. Logo depois, a construtora terá que posicionar o banco sobre a ocorrência. Segundo o executivo, a partir do número de reclamações e respostas será gerado um ranking das empresas. Um cadastro negativo também será criado para as empresas que não responderem às queixas, tornando-as impedidas de fechar novos contratos dentro do PMCMV.

Entretanto, o procedimento gerou questionamentos dos empresários. De acordo com o 1º vice-presidente do Sinduscon-MG, André de Sousa Lima Campos, há uma necessidade de treinamento dos atendentes que abrem as ocorrências. “Recebemos reclamações de problemas que foram causados por mau uso ou falta de manutenção. Também são registradas queixas que são de competência do administrador do condomínio e não da construtora. É preciso que as reclamações sejam filtradas na hora do atendimento”, ressaltou o dirigente.

O vice-presidente da Área de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior se posicionou quanto ao prazo curto para o retorno das construtoras. A princípio, são apenas cinco dias, contados a partir da data de reclamação na Caixa. Nesse tempo, a instituição ainda tem que informar a construtora sobre a queixa para que a empresa entre em contato com o cliente, estabeleça um entendimento e formalize uma resposta à demanda junto ao banco.

Diante das colocações, Marcelo Bomfim lembrou da interação que existe entre o banco e os agentes do setor, ressaltando que os procedimentos serão alinhados com o intuito de beneficiar clientes e construtores.

Reclamações vão direcionar vistorias

A rotina de fiscalização dos empreendimentos também muda dentro do programa de qualidade. Anteriormente, no acompanhamento das obras do PMCMV havia medições mensais e vistorias adicionais eram recomendadas a empreendimentos com mais de 500 unidades habitacionais. Agora, a medição permanece mensal, mas as vistorias são semanais. Haverá também o mutirão de visitação aos empreendimentos entregues, que analisará a conformidade do imóvel com as especificações da Caixa. A prioridade de vistoria será para os empreendimentos com maior número de reclamações divulgadas pela imprensa e registradas nos canais de atendimentos da Caixa, aqueles com mais de 500 unidades, os com índice elevado de inadimplência e os que serão entregues com a realização de evento institucional.

Durante o encontro no Sinduscon-MG, estiveram presentes empresários e gestores do setor de Construção, diretores do Sindicato e representantes da Gerência de Filial – Alienar Bens Móveis e Imóveis (Gilie/BH) da Caixa.  O objetivo foi esclarecer o funcionamento do programa e abrir um canal de comunicação para que construtores pudessem sanar dúvidas sobre os novos procedimentos da Caixa no PMCMV.

Clique aqui e acesse a apresentação feita pelo Marcelo Bomfim e o Relatório de Vistoria de Empreendimentos, que foi detalhada durante o evento pelo coordenador de Habitação de Interesse Social, Sotter José Gouveia. Os arquivos estão em ordem alfabética e nomeados como “Programa Minha Casa Minha Vida – Modelo de relatório de vistoria de empreendimento da Caixa Econômica Federal” e “Programa Minha Casa, Minha Vida – Apresentação do programa Caixa de Olho na Qualidade do Minha Casa, Minha Vida”

Por Bruno Carvalho – Assessoria de Comunicação do Sinduscon-MG