Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sinduscon-MG e Seconci-MG debatem a inclusão de pessoas com deficiência na Construção

Sinduscon-MG e Seconci-MG debatem a inclusão de pessoas com deficiência na Construção

Vice-presidente de da Área de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior, e o diretor de Meio Ambiente do Sinduscon-MG e presidente do Seconci-MG, Eduardo Moreira (Bruno Carvalho/Sinduscon-MG)Diante dos novos modelos de gestão das empresas modernas, a inclusão de pessoas com deficiência tem se tornado uma demanda das organizações. Além disso, a legislação que estipula cotas dentro do quadro de funcionários ainda gera muitas dúvidas entre os gestores. Por isso, no último dia 08, o Sinduscon-MG e o Seconci-MG realizaram o Workshop Inclusão de Pessoa Portadora de Deficiência no Setor da Construção.

O evento aconteceu no Centro de Treinamento do Seconci-MG e foi aberto pelo vice-presidente de da Área de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior, e pelo diretor de Meio Ambiente do Sinduscon-MG e presidente do Seconci-MG, Eduardo Moreira. A condução dos trabalhos foi do assessor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinhos.

Consultoras Mariana Novo Dias e Alessandra Rigueira do Cira (Bruno Carvalho/Sinduscon-MG)Na primeira parte do workshop, as consultoras Alessandra Rigueira e Mariana Novo Dias, do Centro de Inclusão da Pessoa com Deficiência Rogéria Amato (Cira/Sesi) detalharam a legislação acerca das cotas mínimas para pessoas com deficiência nas empresas acima de 200 funcionários. “Além da contratação, o posto de trabalho e as condições devem ser adequadas às deficiências dos trabalhadores”, salienta Alessandra Rigueira.

A lei, que existe há 24 anos, só foi regulamentada em 1999 e muitos profissionais da área de recursos humanos ainda não estão muito familiarizados com as exigências, que podem resultar em multas nos casos de descumprimentos. Mariana Novo Dias reforçou ainda que as pessoas com deficiência precisam ter oportunidades iguais de crescimento profissional nas organizações.

Gerente corporativo de RH da Construtora Caparaó, Silvano Aragão (Bruno Carvalho/Sinduscon-MG)Na segunda parte dos trabalhos, o gerente corporativo de RH da Construtora Caparaó, Silvano Aragão, apresentou o case da empresa, que há anos contrata pessoas com deficiências para os mais variados cargos e funções.  O executivo reafirmou a necessidade da inclusão e estruturação de um ambiente de trabalho favorável para que a pessoa com deficiência possa se desenvolver.

As apresentações estão disponíveis na seção Arquivos para Download, dentro da categoria Eventos Sinduscon-MG. Os itens são listados em ordem alfabética e os referentes a este evento começam com Workshop: Inclusão de Pessoa com Deficiência ou Reabilitada no Setor da Construção.