Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sinduscon-MG marca presença em seminário que discute a Norma de Desempenho

Sinduscon-MG marca presença em seminário que discute a Norma de Desempenho

Diante do desafio de colocar em prática a NBR 15.575, que define padrões mínimos de desempenho para edificações residenciais, especialistas do setor da Construção de todo o País estão reunidos no seminário “Impactos da Norma de Desempenho”, que ocorre em São Paulo. Participando ativamente desde a formulação da norma, o assessor técnico do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Roberto Matozinhos, está acompanhando os debates.

O evento é mais uma ferramenta para auxiliar os membros da cadeia Produtiva do Setor da Construção e a sociedade em um espaço onde se pode levantar questionamentos, esclarecer dúvidas e obter respostas sobre a Norma, bem como obter informações sobre eventos, especialistas, biblioteca e laboratórios. O seminário, que teve inicio nessa segunda-feira (17) e que termina hoje,  é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), do Sinduscon-SP, das Secretarias de Habitação e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério das Cidades.

A abertura oficial do seminário contou, dentre outras, com a participação do vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins, que em sua fala anunciou o lançamento do Web Fórum Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, durante a reunião do Conselho de Administração da entidade

Logo depoies, o coordenador da revisão da Norma, Fabio Villas Bôas, fez uma apresentação sobre a ABNT NBR 15.575, com foco na estrutura, princípios, abrangência, alcance da norma e responsabilidades dos interessados. Em seguida, foram realizadas palestras sobre os temas “Desempenho estrutural, segurança contra incêndio, segurança no uso e ocupação”; “Desempenho térmico, desempenho acústico e desempenho lumínico”, e “Estanqueidade à água, durabilidade e manutenibilidade”.

No segundo dia, as apresentações abordaram os impactos e repercussões da norma nos diversos segmento e setores da cadeia produtiva , tendo ainda o destaque da palestra da coordenadora Geral do PBQP-H do Ministério das Cidades, Maria Salette Weber. O evento foi transmitido em tempo real via internet .

Com informações do CBIC Hoje