O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-MG) realizou nesta segunda-feira, dia 20, o 10º Simpósio Mineiro de Avaliações e Perícias Belo Horizonte. Na ocasião, a assessora econômica do Sinduscon-MG, Ieda Vasconcelos, palestrou sobre a conjuntura econômica atual e o mercado imobiliário da capital mineira. O tema também foi abordado pela profissional durante reunião realizada hoje, dia 22, pelo Banco Central.
Entre os aspectos abordados durante os dois encontros, Ieda falou sobre os números do segmento de imóveis e as perspectivas para os próximos meses destacando que as vendas superaram os lançamentos nos primeiro nove meses de 2017. “Considerando particularmente as cidades de Belo Horizonte e Nova Lima, as vendas totalizaram 1.470 unidades residenciais enquanto os lançamentos corresponderam a 560 unidades. Esse resultado gerou uma redução no estoque disponível para comercialização de 24,93%”, diz. As expectativas da economista são positivas para o próximo ano. “A inflação sob controle, as taxas de juros no menor patamar dos últimos quatro anos e o saldo positivo na geração de vagas com carteira assinada fortalecem o cenário gerando estimativas de maior crescimento econômico para 2018 o que poderá proporcionar reflexos positivos no mercado imobiliário”, analisou.
Simpósio Mineiro de Avaliações e Perícias – O evento foi destinado a engenheiros, arquitetos, urbanistas, avaliadores, peritos e estudantes da área. Durante a iniciativa também foram apresentadas palestras sobre as principais alterações da ABNT NBR 14.653, valor de liquidação forçada e particularidades relativas às diretrizes básicas para avaliações em garantias bancárias em processos contratados pela Caixa Econômica Federal.
Reunião Banco Central – O encontro reuniu entidades como a Fundação João Pinheiro, Faemg, Fecomércio, Fiemg, Setcemg e Sindiextra.