Entre os dias 02 e 04 de outubro, profissionais e dirigentes do setor da Construção de todo o Brasil estiveram reunidos na 85ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Em meio à extensa programação, membros do Sinduscon-MG foram destaque e contribuíram na busca de soluções para o desenvolvimento do setor.
Na tarde do dia 03 de outubro, o presidente do Sinduscon-MG e do Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços, Luiz Fernando Pires, liderou os trabalhos que debateram o tema “Fatores Ofensores ao Sucesso da Gestão na Construção Industrial”. A reunião teve a participação de representantes de empresas, instituições de ensino e entidades de classe. As atividades foram coordenadas pelo diretor de Obras Industriais do Sinduscon-MG, Ilso José de Oliveira, e secretariadas pelo coordenador sindical do Sinduscon-MG, Daniel Furletti.
Nos dias 03 e 04, o Banco de Dados da CBIC reuniu profissionais para debater aspectos técnicos e a conjuntura do setor. A coordenação foi de Daniel Furletti com a assessoria da economista do Sinduscon-MG, Ieda Vasconcelos. Durantes os duas tardes foram analisados aspectos da competitividade da indústria, estatísticas do mercado e evolução dos índices de custos da Construção. Houve ainda uma reunião entre os profissionais responsáveis pelo cálculo do CUB m2 em todo o Brasil.
Já o diretor da Área de Meio Ambiente do Sinduscon-MG e presidente do Seconci-MG, Eduardo Henrique Moreira, e o assessor técnico, Roberto Matozinhos, estiveram presentes ao Enic e participaram do lançamento da cartilha “Principais Normas Técnicas – Edificações”, produzida pelo Sinduscon-MG. A publicação teve o apoio da Comissão de Materiais e Tecnologia da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC) e tem como objetivo ser um guia prático com a listagem das principais Normas Técnicas da ABNT relacionadas à atividade de construção de edifícios.
Na ocasião, foi ainda lançado a cartilha orientativa sobre o “Manual de Uso, Operação e Manutenção das Edificações”, um material que orienta os profissionais acerca dos cuidados na hora de estruturar o manual do proprietário e das áreas comuns, propondo, inclusive, maior uniformização desses instrumentos.
Também estiveram representando o Sinduscon-MG nas diversas discussões do 85º Enic o 1º vice-presidente, André Campos, o vice-presidente administrativo financeiro, Bruno Magalhães, vice-presidente de Comunicação Social, Jorge Oliveira de Almeida, o diretor de Programas Habitacionais, Bruno Costa, a presidente do Sinduscon-MG Jovem, Flávia Gontijo, e o assessor jurídico Fernando Guedes.