Sinduscon – MG

Notícias

Home / “Sistemas construtivos sustentáveis e modulares” foi tema de palestra nesta segunda-feira (19) no Construa Minas 2024

“Sistemas construtivos sustentáveis e modulares” foi tema de palestra nesta segunda-feira (19) no Construa Minas 2024

Cristiane Miranda/Interface Comunicação

Para fechar a parte da manhã de palestras desta segunda-feira no Construa Minas 2024, que acontece até sexta-feira (23), a arquiteta Maria Aparecida Rabelo Lage falou sobre os “Sistemas construtivos sustentáveis e modulares”, apresentando as novidades e inovações da empresa Kingspan Isoeste, com sede em Cambuí, na região Sul de Minas. Cidinha Lage é especificadora técnica na Kingspan, líder global em construtivos isotérmicos.

Ela começou sua palestra apresentando um panorama e um histórico da empresa que tem atuação em toda a América Latina. A Isoeste foi fundada, em 1983, pelos engenheiros Alceu Forlin e Amélio Benedetti, em Itumbiara, Goiás, com prestação de serviços em refrigeração e comércio de materiais termoisolantes. Foi em 1990 que a Kingspan faz aquisição da 1ª linha contínua do Brasil para produção de painéis isotérmicos com núcleo EPS.

Em 2017, a Isoeste associa-se à Kingspan, líder mundial no mesmo segmento, formando a joint venture Kingspan Isoeste. Atualmente, a empresa possui cinco fábricas no Brasil e duas plantas fabris no Uruguai.

Construir de forma sustentável

Durante a sua palestra, Cidinha Lage abordou a questão da construção e a sustentabilidade. De acordo com ela, construir de forma saudável nada mais é do que minimizar os impactos e priorizar a sustentabilidade em todas as etapas do projeto. E como isso pode ser feito? “Buscar sistemas construtivos que gerem menos resíduos ou reciclando e reaproveitando resíduos; ter um baixo consumo de água e energia. Outro importante ponto é ter sistemas que construam edificações confortáveis e de baixo custo”, disse.

Sobre os construtivos isotérmicos, a arquiteta pontuou algumas vantagens, como ser mais econômico; ter o custo com material até três vezes mais barato que o sistema convencional em alvenaria; ter economia de energia e em equipamentos de climatização e até 73% em energia, além de ser sustentável e mais leve com peso estrutural até 90% menor e sem manutenção.

“Os construtivos isotérmicos são totalmente impermeáveis e muito mais resistentes ao tempo. A obra tem execução 30% mais rápida e mão de obra reduzida. Eles são mais confortáveis e tem aumento de produtividade graças à diferença de temperatura de até 7ºC”.

A arquiteta falou também sobre o programa Planet Passionate, implantado em todo o grupo Kingspan, com o objetivo de resolver de forma proativa os principais desafios de sustentabilidade que o mundo enfrenta.

——————————————————————-

Uma realização do Sinduscon-MG e da CBIC, com apoio master do Sebrae, o Construa Minas 2024 tem patrocínio da Topmix (Diamante), Confea, Copasa/Governo de Minas e Sicoob Imob.Vc (Prata), Agera e Sienge (Bronze). E apoio institucional da ARMBH, CMI Secovi-MG e Sinaenco-MG.