Conciliar produtividade com qualidade técnica é o atual desafio do setor da Construção. Por isso, as boas práticas adotadas dentro do canteiro de obras e produtos e souluções dinuam o tempo das obras e seus resíduos serão debatidas dentro da programação do evento. Nos dias 19 e 20, o destaque é o 12º Congresso de Materiais, Tecnologia Meio Ambiente e Sustentabilidade na Construção, que será realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).
No Congresso serão abordadas as diretrizes da Norma de Desempenho (NBR 15.575/2013), que entra em vigor no dia 19 de julho. Ela trata, dentre outros itens, dos desempenhos térmico e acústico dos imóveis, vida útil das edificações e seus prazos de garantia e responsabilidades legais. Também está na pauta de discussões do evento a Lei Municipal n° 10.522/2012, que estabelece o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos da Construção Civil e que entrará em vigor no dia 28 de agosto deste ano.
“A sustentabilidade, já há algum tempo, tem sido pauta obrigatória nas discussões e o setor da Construção está engajado nessa questão. Além das construtoras e dos profissionais da área, temos fabricantes de materiais altamente engajados e preocupados com esta temática. Hoje, temos inúmeras soluções para todos os tipos de projetos de engenharia e arquitetura, além de materiais altamente diversificados, sustentáveis e capazes de reduzir custo e tempo em todas as etapas da construção. Há muito ainda para avançar, mas esta mobilização tem despertado toda a cadeia do setor”, ressalta o presidente da Câmara da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Teodomiro Diniz Camargos.
Cerca de 300 empresas com marcas nacionais e internacionais já confirmaram presença na Contruir Minas, feira que ocorre juntamente com o Minascon. Soluções que priorizam redução de tempo e de custo, além de alternativas para a economia verde e sustentabilidade estão entre os objetivos principais de muitos fabricantes que expõem seus produtos no maior encontro do setor no estado.
O Minascon/Construir Minas 2013 acontece de 19 a 22 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. A previsão para esta edição é movimentar cerca de R$ 120 milhões em negócios, valor 26,3% superior a 2012, quando foram registrados R$ 95 milhões. O evento é uma realização da Fiemg, em parceria com a Tambasa, com promoção e organização da Fagga | GL events Exhibitions e apoio do Sinduscon-MG, Holcim, Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte.