Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sustentabilidade e ESG são pautas do último dia do Construa Minas

Sustentabilidade e ESG são pautas do último dia do Construa Minas

Andréia Lomas/Interface Comunicação

O segundo dia do 2º Seminário Técnico de Sustentabilidade e Soluções para Construção Civil, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (Siprocimg), que aconteceu nesta quinta-feira (26/10) no Construa Minas, foi marcado pela apresentação de tendências relacionadas a sustentabilidade, boas práticas executivas e inovações ao mercado da Construção Civil.

A primeira palestra, que falava sobre o “Desempenho da Alvenaria e Pavimento com Peças de Concreto” , ficou por conta do engenheiro e presidente da BlocoBrasil, Manoel Roldan Antunes. Em sua fala, o fabricante de blocos de concretos em São Paulo mostrou os tipos existentes no mercado e quais suas aplicações nas obras.

Ainda pela manhã, os “Desafios para a Sustentabilidade do Concreto no Brasil” foi o tema da palestra do engenheiro Carlos José Massucato Andrade. Aqui, ele citou os principais desafios para a sustentabilidade do concreto no Brasil, além de apresentar alternativas para saná-los.

E, para fechar a manhã do evento, Tafarel Henrique Andrade utilizou-se dos seus conhecimentos como engenheiro para explicar ao público presente sobre “Sustentabilidade e Engenharia Sanitária”. Tafarel enumerou os pilares da sustentabilidade, que contempla as esferas sociais, ambientais e econômicas, além de mostrar como as teorias aplicadas podem fazer toda a diferença na prática do dia a dia.

TENDÊNCIAS

Abrindo a segunda parte das palestras, na parte da tarde, Holger Schmidt, doutor em Engenharia Civil pela Hamburg University of Technology (TUHH) de Hamburgo, Alemanha, abordou a área de “Materiais de Construção”, onde dissertou sobre o “Aditivo para Concreto Seco – Conceitos e Tendências”. Neste momento, Schmidt exemplificou quais os materiais utilizados na confecção do concreto seco e suas vantagens na Construção Civil.

ESG

O ESG ( Environmental; Social; Governance), em sua tradução e conceito, é o conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. O tema vem sendo debatido e recorrente pela sua importância para a adequação das empresas e sua mensuração no mercado.

Para falar sobre o assunto, na palestra “ESG: Conceito e Aplicação na Construção Civil”, o convidado foi Paulo Roberto Pereira Andery, professor da Escola de Engenharia da UFMG. Andery explicou o passo a passo para a aplicação do ESG nos negócios e ainda deixou um recado para aqueles que não veem a necessidade de se adequarem: “Ou você se moderniza ou fica fora do mercado”, alerta o professor.

RECEPTIVIDADE

Para o público presente, as palestras do segundo dia de seminário foram de suma importância para “abrir os olhos” perante as novidades e as necessidades de acompanhá-las. Como afirma o engenheiro Romero Camargos, quando diz que “o importante, apesar dos anos de trabalho e experiência profissional, é não ter limite para a busca de agregar conhecimento. A gente sempre deve participar destes eventos como o Construa Minas, pois são agregadores de grande valor”, ressalta.

Cláudia Kattar, engenheira civil, também não poupou elogios ao evento e para o tema ESG. “As palestras foram muito relevantes, envolvendo inovação, tecnologia e ESG, que são fundamentais para uma empresa sobreviver no mercado perante a todas essas práticas, principalmente, no que diz respeito à industrialização”, concluiu Kattar.