Neste mês, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e a Universidade Fumec realizam o 2º Seminário Imobiliário Sinduscon-MG. O objetivo é aproximar os futuros engenheiros e empreendedores aos experientes profissionais e gestores do mercado da Construção. Entre os temas de destaque estão inovação e sustentabilidade, gestão de pessoas e gerenciamento de resíduos. Cases de sucesso também servem de direcionamento para os acadêmicos. O Seminário acontece nos dias 07, 08, 13 e 20 de maio, na Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade Fumec (FEA), na Rua Cobre, nº 200, bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte.
O 2º Seminário Imobiliário Sinduscon-MG foi aberto pela presidente do Sinduscon-MG Jovem, Flávia Gontijo, que ressaltou a importância de eventos que apresentem novos conceitos e práticas aos estudantes. Por isso, o foco do primeiro dia foi a apresentação de cases de sucesso de empreendedores já reconhecidos no mercado. Cerca de 150 alunos lotaram o auditório da FEA.
Por meio da palestra Carreira e Perspectivas de Industrialização, Inovação e Sustentabilidade na Engenharia Civil, o CEO da Precon, Marcelo Monteiro de Miranda, falou um pouco da sua trajetória profissional e apontou características e qualidades que diferenciam um bom profissional no mercado de trabalho. Eleito um dos CEOs do Futuro pela revista Você S/A, em 2007, o executivo apresentou o modelo de negócio da Precon Engenharia, voltado para a industrialização na construção.
Hoje, a empresa monta mil apartamentos por ano e a geração de resíduos em relação ao processo construtivo tradicional é 80% menor, gerando benefícios ambientais e econômicos. “A inovação ainda é embrionária na Construção brasileira. As empresas estão começando a investir agora, muito em função do apagão da mão de obra. Mas na Ásia, Europa e Estados Unidos o processo industrial de construção é o sistema mais usado. No Brasil, ainda é embrionário”, pondera Marcelo de Miranda.
Logo depois, o diretor-presidente da Concreto Empreendimentos e Participações, Miguel Safar, detalhou a história da empresa que hoje é referência em empreendimentos comerciais e imobiliários de alto padrão. Segundo o empresário, são várias as oportunidades no mercado que podem ser o início de uma carreira de sucesso. “Hoje, há muitas obras dentro de grandes empresas que o pequeno empreiteiro pode começar a prestar serviços, até mesmo como subempreiteiro. O importante é ter recursos e comprar o primeiro lote para edificar e assim ter o primeiro lucro para poder crescer”, ressaltou Miguel Safar.
O 2º Seminário Imobiliário Sinduscon-MG faz parte da programação do Maio Profissi