Diante da necessidade de aumentar a produtividade, o setor da Construção Civil tem valorizado cada vez mais os trabalhadores qualificados ou que participam de programas de capacitação. Esse movimento também é bom para o trabalhador, já que quase sempre a conquista de algum diploma na área operacional abre novas oportunidades de crescimento dentro das próprias empresas. Por isso, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais, (Sinduscon-MG), em parceria com o Instituto Metodista Izabela Hendrix, promovem o Programa de Capacitação de Mão de Obra da Construção Civil (PCMOC).
O programa busca capacitar trabalhadores da Construção Civil de empresas associadas ao Sinduscon-MG. Voltado para pedreiros, carpinteiros, almoxarifes e pintores, ele possibilita que os profissionais adiquiram conhecimento teórico em aulas ministradas por alunos voluntários do curso de Engenharia Civil do Izabela Hendrix. No próximo sábado, 4 de junho, ocorre a formatura da primeira turma e já em agosto está previsto a abertura de novas vagas.
De acordo com Márcio José Bona, o PCMOC foi importante para que ele conseguisse desempenhar o seu novo posto na Ebhig Empreendimentos, empresa que trabalha há 16 anos. “O curso foi muito bom, pois fui promovido para o cargo de encarregado e ele está me ajudando a entender exatamente o que o engenheiro quer que seja fosse feito”, afirma.
A evolução profissional é confirmada pelo engenheiro da Ebhig Evandro Maurício Pereira. “Os funcionários que participaram do curso passaram a demonstrar grande interesse e perguntar mais sobre os procedimentos. Eles agora aliam o embasamento teórico adquirido no curso com o treinamento prático que foi feito aqui na empresa”, complementa.
Geralmente, o trabalhador que procura se qualificar, além de compreender melhor as suas tarefas, se mostra disposto a contribuir para os processos das empresas. Outro ponto que a capacitação ajuda o funcionário é na adoção de uma postura adequada em relação às práticas de segurança dentro do canteiro de obras. Por isso as empresas avaliam como muito positivo o retorno do investimento no PCMOC.
Nesta turma dois funcionários da Construtora Katz também estão se formando. De acordo com o empresário e presidente do Sinduscon-MG Jovem, Daniel Katz, esse tipo de iniciativa também possibilita a formação de multiplicadores. “Os funcionários que se capacitam e desenvolvem um bom trabalho passam a ser vistos como exemplos pelos seus companheiros”, ressalta.
A próxima turma do PCMOC está prevista para agosto e as inscrições serão abertas já nesta segunda quinzena de junho. Os funcionários e empresas interessadas podem obter mais informações no Centro de Treinamento do Sinduscon-MG, pelo 31-3253-2662 ou pelo e-mail ctreina@sinduscon-mg.org.br.