Sinduscon – MG

Notícias

Home / Trabalhadores da construção aproveitam dia de lazer, saúde e cultura em Belo Horizonte

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, fez a abertura oficial do evento em Belo Horizonte - Imagem: Sinduscon-MG
Trabalhadores da construção aproveitam dia de lazer, saúde e cultura em Belo Horizonte

O último sábado (18) começou com muita animação no Dia Nacional da Construção Social (DNCS) em Belo Horizonte, realizado pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil no estado de Minas Gerais (Seconci-MG) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com a correalização do Sesi-Fiemg. Mais de 200 trabalhadores da construção civil e seus familiares já estão no clube e aproveitam as atividades oferecidas pelo evento, divididas nas áreas de saúde, lazer e cidadania.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, e o diretor regional do Senai e superintendente regional do Sesi, Cláudio Marcassa, além de membros da diretoria das entidades organizadoras em Minas também estão presentes no evento.

A presidente do Seconci-MG, Danuza Prates Octaviani Bernis Mohallem, fala sobre a importância do Dia Nacional para reunir a família. “O evento é extremamente importante porque reforçamos em nossos funcionários a importância dos cuidados com a saúde e a segurança do trabalho, além de ser um momento para que eles façam isso junto com os filhos!”, diz.

Pensamento compartilhado também pelo vice-presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior. Os nossos operários são as pessoas mais importantes da construção, são parte integrante das nossas empresas e temos que valorizá-los cada vez mais. Muitos deles são pessoas que estão conosco há 10 ou 15 anos lutando para que a engenharia nacional se fortaleça e, por isso, merecem esse dia!”, fala.

Após receberem um lanche de boas-vindas, os participantes tiveram acesso a diversos serviços oferecidos pelas entidades e por seus parceiros. Em 2018, o tema do evento é “O Futuro dos Nossos Filhos”. Pensando nisso, o #DNCS2018 conta com uma área toda dedicada às crianças, e com atividades que estimulam a interação com os pais. Crianças puderam ouvir histórias no Cantinho da Leitura, enquanto escolhiam livros para ler no evento e para levar para casa. A ideia é incentivar o hábito da leitura nos mais jovens, e trazer de volta esse prazer aos mais velhos. Estão sendo disponibilizados mais de 500 exemplares no evento, arrecadados por meio de doações solicitadas pelas entidades realizadoras do evento em BH.

O colaborador da construtora AGS, João Batista, conta que participa do Dia Nacional todos os anos e que aproveitou a oportunidade para levar seis livros para casa. “Eu gosto muito de ler, principalmente, romances como do escritor Nicholas Sparks, que é muito bom!”, conta.

No mesmo espaço da biblioteca, crianças e jovens podem ter contato com dois robôs: um, que resolve labirintos, e outro, que resolve cubos mágicos. Há também uma área para desenho e para brincadeiras mais lúdicas, com bolinhas de sabão, pintura e cubos mágicos.

O dia é também uma oportunidade de cuidar da saúde: é possível realizar aferição da pressão, exame de palpação das mamas, exames rápidos de Hepatite C e Sífilis e teste de acuidade visual. Também estão sendo oferecidas informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e sobre o câncer de mama. Na Unidade Móvel Odontológica, quem estiver aproveitando o evento pode fazer uma limpeza de dentes completa. Foi o caso do funcionário da construtora Terrazzas, Hildebrando Anastácio Vieira, que aguardava o atendimento odontológico. Ele conta que é o terceiro ano que participa do evento e faz questão de trazer a esposa e os filhos. “É um momento que a gente tem para descontrair, de lazer, de reunir a família e ver novidades!”, fala.

A Segurança do Trabalho também é um dos focos do evento em Belo Horizonte, contando com duas atividades interativas sobre o tema. Em um deles, a Roleta da Segurança, o outro é um tapete interativo, no qual são simuladas as sensações de insegurança provocadas pela mistura de álcool e drogas com o ambiente de trabalho. Além disso, também há uma exposição de bonecos feitos com pás, carrinho de mão, baldes, equipamentos de proteção e outros materiais relacionados à construção. Esses personagens fazem parte do projeto “Arte no Canteiro” e é possível conhecer mais sobre a peça e sobre a Segurança de Trabalho em si através de CDs e gibis temáticos, distribuídos aos presentes.

Quem quer aprender uma técnica nova pode se aventurar na oficina de artesanato. Neste ano, os participantes estão fazendo caixas forradas. Bem perto dalí, também é possível cuidar do visual. Trabalhadores e seus familiares podem cortar o cabelo, fazer a sobrancelha ou a barba e pintar as unhas.

Em BH, o #DNCS2018 var até as 15h30 – ainda tem muita coisa para acontecer. Fique de olho nos informativos da Cbic e não perca nenhum detalhe dessa grande festa do trabalhador.

Confira abaixo o vídeo onde José Carlos Martins fala sobre a importância do evento: